O deputado estadual do NOVO Alexandre Freitas (RJ) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei Complementar (PLC) propondo a extinção de todos os cartórios extrajudiciais do Estado do Rio.
Partido NOVO
A proposta, em coautoria com o deputado Jorge Felippe Neto (PSD), visa proteger o cidadão fluminense de seu direito constitucional em obter das repartições públicas, órgãos, cartórios e serventias no Estado do Rio de Janeiro, gratuidade nas certidões emitidas por repartições públicas, de certidões para defesa de direitos e esclarecimentos de situações de interesse pessoal, como por exemplo, certidões de ônus reais ou de antecedentes criminais, emitidas por cartórios de distribuição autorizados pelo estado.
O Projeto prevê a extinção de todo e qualquer cartório extrajudicial que atue por delegação do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que terá o prazo de noventa (90) dias para promover as medida para o devido encerramento das delegações em vigor. A proposição prevê que o descumprimento das disposições da Lei Complementar acarretará ao cartório e ao respectivo responsável a obrigação de pagar multa pecuniária equivalente a 100 (cem) vezes o valor total cobrado ou exigido do requerente de quaisquer certidões sujeitas à isenção regulamentada.
Se aprovada na Assembleia a proposta, será um grande passo rumo à desburocratização e a simplificação na vida dos cidadãos do Rio de Janeiro.
Caderneta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário