Pular para o conteúdo principal

Presos de Rio Pomba (MG) trabalham na construção civil

Grupo transforma sucatas de ferro em matéria-prima para obras no presídio


Agência Minas

O trabalho de ressocialização que as unidades prisionais de Minas Gerais, vinculadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, executam com seus custodiados ganhou iniciativa especial no Presídio de Rio Pomba, na Zona da Mata mineira. Um grupo de acautelados está produzindo matéria-prima para a construção civil a partir da reutilização de sucata. A produção é usada em obras para melhorias estruturais na própria unidade.

imagem de destaque
Divulgação / Sejusp

Diariamente, o grupo trabalha na reciclagem de descartes de ferro que o presídio recebe de doações. São materiais como janelas, portas e sobras de ferro em geral, transformados em grades, vergalhões e outros itens aplicados em reformas e obras no presídio.

O diretor-geral da unidade, Pablo Carangola, afirma que a iniciativa é fruto de um envolvimento coletivo que une a gestão, os servidores e os reeducandos. “Nossa missão é gerir um espaço de aplicação da lei, mas que garanta dignidade a todos os envolvidos”, ressalta. Para ele, a iniciativa gera benefícios para além dos muros da instituição. “Reaproveitar o que seria descartado no lixo é uma forma de reduzir o impacto ambiental na cidade e, ainda, de gastar menos com matéria-prima para viabilizar as obras na unidade”.

Biblioteca e manutenção

A construção de uma biblioteca na unidade prisional está entre os primeiros resultados do trabalho dos acautelados. Outro benefício é a manutenção de portões, que receberam reforços de segurança. “Disponibilizar um espaço para estudo e implementação do projeto de remição pela leitura era um projeto antigo, que pôde ser realizado com o trabalho dos recuperandos e irá beneficiar a todos”, explica Pablo.

Em breve, o grupo projeta iniciar a construção de um núcleo de saúde para atendimento na unidade.

Com sentimento de orgulho, Wellington Benedito Apolinário, de 36 anos, observa o resultado do trabalho de transformar materiais que seriam descartados em algo útil para a comunidade. “É muito gratificante ver os vergalhões que fazemos aqui virando estrutura para a construção da biblioteca. Algo positivo não só para mim, mas para todos os recuperandos”, diz.

Sem experiência anterior na área, Apolinário agradece a oportunidade de aprendizado. Entre os mestres, ele destaca policiais penais e outros custodiados. “Aprendi muito aqui dentro. Agora que já tenho experiência, tenho certeza de que quando sair conseguirei um trabalho na área de serralheria”.

Maxwell Mariano, de 24 anos, também tem contribuído. Ele atua na parte de alvenaria das obras. Com experiência de pedreiro, diz estar feliz com a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática, num ofício que contribui para melhorias na penitenciária e na própria rotina. “O trabalho ajuda o tempo a passar mais rápido. No fim do dia, faz com que a gente se sinta mais útil. É muito gratificante”, finaliza.

Caneca NOVO 30

Caneca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist