Algumas pessoas preferem demonstrar sua insatisfação com a política virando as costas para ela. Não poderiam estar mais errados, uma vez que foi justamente esta atitude que nos levou a termos tantos políticos dos quais não nos orgulhamos. Estejamos satisfeitos ou não com nossos representantes, o fato é que este ano nós, mineiros, iremos eleger 853 prefeitos e 8.431 vereadores.
Tiago Mitraud | Hoje em Dia
Assim como as eleições de 2018 mostraram que é possível elegermos representantes com novas propostas, as eleições de 2020 são a grande oportunidade que temos para canalizar a insatisfação ainda presente em mudanças reais em nossos municípios. E, para aproveitá-la, precisamos nos organizar desde já.
Assim como as eleições de 2018 mostraram que é possível elegermos representantes com novas propostas, as eleições de 2020 são a grande oportunidade que temos para canalizar a insatisfação ainda presente em mudanças reais em nossos municípios. E, para aproveitá-la, precisamos nos organizar desde já.
Deputado Federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) | Divulgação |
O mínimo que se espera de um cidadão preocupado em melhorar a sua cidade é um voto consciente, baseado no estudo das propostas e do histórico dos candidatos. Essa parte, ainda que infelizmente não seja bem executada no Brasil, é a mais fácil e pode ser feita mais próxima às eleições.
Porém, dada a profundidade das mudanças que precisamos realizar na política no país, precisamos ir além. Gostaria de te convidar, leitor, a sair da zona de conforto e se dedicar de verdade nas eleições deste ano.
A primeira forma de realmente fazer a diferença é se engajando em prol de um bom candidato. Especialmente nas eleições municipais, cada voto conta. Portanto, divulgar para nossa rede de contatos um candidato em quem confiamos é fundamental. Em 2018, contei com centenas de voluntários que foram decisivos para a minha eleição. Cada um dentro de suas possibilidades, organizavam encontros com amigos e familiares, replicavam meus posts em suas redes sociais e, aos poucos, ajudavam a tornar meu nome mais conhecido entre os potenciais eleitores.
Desde já, você já pode identificar potenciais lideranças para a sua cidade e incentivá-las a encarar o desafio, se comprometendo a estar do lado delas e a apoiá-las da forma que puder. Faz toda a diferença.
A segunda forma é dar um passo ainda maior, e ser você mesmo um candidato à prefeitura ou à vereança. Eu sei, não é uma decisão fácil, mas se ninguém decidir tomá-la, em quem votaremos? Felizmente, caso você esteja cogitando a hipótese, há hoje uma organização independente que surgiu justamente para apoiar novas lideranças políticas, de todas as ideologias.
Trata-se do RenovaBR, a escola de novos políticos da qual eu participei em 2018, e que foi fundamental para o meu preparo e eleição. Em 2019, eles já prepararam mais de mil novos alunos, sendo 156 deles em Minas, e estão agora com as inscrições abertas para uma nova turma. Caso tenha interesse, se inscreva até o dia 07 de fevereiro no site renovabr.org.
Ainda que se candidatar não seja a sua escolha, não deixe as eleições deste ano de lado. Engaje-se! O Brasil e o seu município agradecem.
Caderneta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário