Pular para o conteúdo principal

Secult de Minas tem programação intensa na Semana Nacional do Turismo

Evento, que acontece em Belo Horizonte, reunirá gestores públicos nacionais, estaduais e municipais, além de diversos atores do trade turístico


Agência Minas

Iniciativas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) estarão em evidência durante a Semana Nacional do Turismo 2019, que acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte. O evento, que discute governança, inteligência de mercado e aspectos variados da gestão turística será uma oportunidade para que Minas possa promover os destinos da região, trocar experiências e difundir projetos do Estado.

imagem de destaque
MG une-se ao ES para construir roteiro integrado para valorizar os produtos turísticos do Caparaó, como a cidade de Espera Feliz | Ricardo Canibal / Divulgação / Secult

Participam da semana representantes do Conselho Nacional de Turismo, gestores municipais, estaduais e nacionais, membros da Organização Mundial do Turismo, formadores de opinião e especialistas da área.

Para Marina Simião, subsecretária de Turismo de Minas Gerais, o encontro será extremamente produtivo. “Vamos poder trocar experiências, colaborar com outras entidades presentes e identificar como atuar de forma conjunta com atuais e potenciais parceiros”, diz. A subsecretária destaca também as perspectivas que se abrem para que o estado possa mostrar aos participantes a hospitalidade mineira, além do patrimônio, gastronomia e demais atrativos de Minas.

Destino Mantiqueira

Com o objetivo de promover produtos e roteiros da Serra da Mantiqueira, será lançado, na quarta-feira (4/12), o projeto Destino Mantiqueira. A iniciativa busca valorizar os produtos regionais, fomentando parcerias e estimulando o incremento do fluxo turístico nos municípios envolvidos. Mais de cem cidades em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro fazem parte do circuito. Os 500 km de extensão reúnem grande diversidade de atrativos turísticos, que vão de passeios de Maria Fumaça a viagens de balão, passando por spas relaxantes e rotas de cicloturismo.

Na rota, o viajante encontra roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais e de ecoaventura. São parceiros no projeto, além da Secult-MG, as Secretarias de Turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo, e nove Instâncias de Governança Regionais: Circuito das Águas, Circuito das Águas Paulista, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras de Ibitipoca, Circuito Serras Verdes, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Trilhas dos Inconfidentes, Mantiqueira Paulista e Região das Agulhas Negras.

Desenvolvimento regional

Minas Gerais une-se também ao vizinho Espírito Santo, desta vez para assinar um acordo que permitirá a construção de roteiro integrado para valorizar os produtos turísticos das regiões do Caparaó: tanto os capixabas quanto os mineiros. O Termo de Parceria Técnica para Roteirização Integrada será firmado pelos municípios de Dores do Rio Preto (ES) e Espera Feliz (MG), em parceria com o Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo e Secult-MG.

O intuito é promover o desenvolvimento sustentável, conectando empreendedores, produtores rurais e entidades representativas, com ênfase nos três principais atrativos dos municípios: a Unidade de Conservação Parque Nacional do Caparaó, com natureza exuberante; a gastronomia local, com sabores inigualáveis; e o turismo rural, que a partir do negócio do café, começa a despertar a possibilidade de geração de emprego e renda, com turismo vivencial e de experiência.

Minas Recebe


Nas próximas terça e quarta-feira (3 e 4/12), como evento paralelo à Semana Nacional do Turismo, a Secult promove o Encontro dos Receptivos 2019, do Programa Minas Recebe. A atividade inclui painéis sobre tendências do turismo, como transformação digital e o papel da tecnologia e da inovação na experiência turística; empreendedorismo e oportunidades; e turismo criativo, com apresentação de possibilidades de produtos para o setor receptivo.

O Minas Recebe oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados pelo programa criado pela Secult.

Ainda como parte da programação do encontro, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) irá lançar a “Experiência Braztoa Belo Horizonte 2020”, na quarta-feira (4/12), às 14h.Será assinado um protocolo de intenções entre a Secult-MG, o Sebrae-MG, a Belotur e o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau.

A Experiência Braztoa é um evento que promove relacionamento, capacitação e negócios e reúne agentes de viagens de diferentes partes do Brasil que interagem com operadores, destinos, companhias aéreas e outros parceiros nacionais e internacionais, buscando um novo jeito de fazer negócios. A proposta é que a edição de 2020 seja realizada em Belo Horizonte e no Inhotim.

Prêmio Nacional do Turismo

A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo 2019 também fará parte da semana. A Secult concorre ao prêmio “Iniciativas de Destaque”, como finalista em duas frentes: o programa “ICMS Critério Turismo”, pela categoria Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo, e o Observatório do Turismo de Minas Gerais, pela categoria Gestão de Dados e Monitoramento do Turismo.

Promovida pelo Ministério do Turismo, a premiação visa identificar e reconhecer iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do setor no país. Saiba mais neste link.

Serviços

Secult na Semana Nacional do Turismo


Lançamento do Destino Mantiqueira

Data: 4/12/2019 (quarta-feira)

Horário: 9h30

Local: Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

Cerimônia de assinatura do Acordo Caparaó

Data: 4/12/2019 (quarta-feira)

Horário: 14h30

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, s/n, Funcionários, Belo Horizonte

Encontro Minas Recebe

Data: 3 e 4/12/2019 (terça-feira e quarta-feira)

Horário: de 9h às 18h

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, s/n, Funcionários, Belo Horizonte

Lançamento da Experiência Braztoa Belo Horizonte 2020

Data: 4/12 (quarta-feira)

Horário: 14h, dentro do Minas Recebe

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, s/n, Funcionários, Belo Horizonte

2º Prêmio Nacional do Turismo

Data: 4/12/2019 (quarta-feira)

Horário: 18h30

Mochila Novo Preta

Mochila

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist