Alexis Foneyne fez uma analogia de linha de produção com a preparação de uma massa de pizza e concluiu a experiência defendendo o modelo de valor agregado ante a tributação por movimentação financeira
Boletim da Liberdade
O deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO/SP) divulgou na última quarta-feira (21) um criativo vídeo em que faz uma analogia para comparar os conceitos das duas propostas de reforma tributária em debate: a implantação de um imposto sobre valor agregado versus a volta de um tributo sobre movimentações financeiras.
![]() |
| Foto Reprodução/Facebook |
Para representar ambas as modalidades, o parlamentar se propôs a preparar duas massas de pizza como se representassem uma linha de produção. Os impostos, então, seriam comparados a grãos de feijão que seriam “pagos” a cada vez que um novo serviço ou insumo fosse acrescentado no produto.
Ao fim, a massa que representou o imposto sobre movimentação financeira ficou com os impostos misturados; já a massa que representou o IVA terminou com os impostos destacados em uma taça.
Alexis, então, concluiu sobre as vantagens do modelo de Imposto de Valor Agregado e criticou os defeitos do imposto sobre movimentação financeira, defendido pelo movimento Brasil 200 e pelo empresário Flávio Rocha. Assista:
/https%3A%2F%2Fml7fxpuzgxmt.i.optimole.com%2Fw%3A550%2Fh%3A299%2Fq%3Aauto%2Fhttps%3A%2Fwww.boletimdaliberdade.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2019%2F08%2FAlexis-Fonteyne-Diferen%25C3%25A7a-de-Tributos.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário