Muitas pessoas têm perguntado o que acho da CPI da UERJ.
Chicão Bulhões | Deputado Estadual (NOVO-RJ)
Na verdade, a primeira pergunta deveria ser qual é a minha opinião sobre o papel da Uerj!
Na verdade, a primeira pergunta deveria ser qual é a minha opinião sobre o papel da Uerj!
Já dei entrada em três Projetos de Lei que, quando aprovados, vão contribuir para o desenvolvimento universitário: o que facilita doações dirigidas à pesquisa, o que fomenta o ambiente de inovação nas Universidades e o que destina a elas o valor economizado das verbas de Gabinete da Alerj.
Ou seja, para nós, o desenvolvimento passa, obrigatoriamente, pelas Universidades! Mas, exatamente para que os recursos sejam, de fato, usados com eficiência em prol delas, precisamos de transparência! Nenhuma Universidade deve se considerar ofendida pelo fato de haver cobrança de informações. Afinal, autonomia universitária não significa soberania. Nada mais normal em regimes democráticos do que o pleno conhecimento de como são usados os recursos públicos, não só os destinados às Universidades, como a todas as Instituições do Estado.
Atender a essas reivindicações deveria ser compreendida pela UERJ como excelente oportunidade de demonstrar, com dados, o correto uso dos recursos e o papel crucial que representa no desenvolvimento da pesquisa e da ciência no país.
O momento não é o ideal para a instalação de uma CPI. E é sempre melhor quando os dados são disponibilizados espontaneamente. Mas, infelizmente, tem havido eventuais dificuldades na obtenção de informações. E essa falta de transparência é o fato objetivo que dá base à instalação da CPI. O que não podemos é usar esse instrumento legítimo como bandeira ideológica, nem da parte de quem investiga como da de quem é investigado. Mas nenhuma Instituição pode se vitimizar por ser cobrada, nem defender a ideia sem pé nem cabeça de que ser a favor da CPI significa ser contra a Universidade. Essa visão maniqueísta não leva em conta ser papel dos parlamentares fiscalizar. Não o fazer seria não cumprir nossa obrigação. Portanto, vamos tratar essa CPI tendo em vista sua utilidade como instrumento de esclarecimento. E, como disse, sem fazer dela uma bandeira ideológica para qualquer lado.
Polo Laranja (Masculina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário