Pular para o conteúdo principal

ALERJ tem frente parlamentar contra roubo de cargas

Foi lançada hoje, quinta-feira (04/04), na ALERJ, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Roubo de Cargas, presidida pela deputada Martha Rocha (PDT).


Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio

A ideia da instalação da frente surgiu após análises realizadas em audiências promovidas pela Comissão de Segurança Pública em parceria com a Comissão de Economia, ainda no ano passado, em que foram discutidas estratégias para o enfrentamento de roubo de cargas. Um dos principais problemas de segurança pública fluminense, o crime gerou um prejuízo aproximado de R$ 580 milhões, só no ano passado.

Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Roubo de Cargas - Foto Rafael Wallace

Segundo um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) de 2017, 74% das indústrias fluminenses levam em consideração o fator insegurança na hora de decidir a localização de suas empresas. “E isso acaba impactando no bolso do consumidor porque aumenta os custos da distribuição que são repassados no preço final“, afirmou Chicão Bulhões (NOVO).

O parlamentar destacou que o foco da Frente será obter resultados efetivos, contando com o apoio das instituições de segurança e de Fazenda além de entidades empresariais que já possuem estudos aprofundados sobre o tema, como a Firjan, SindiRio e Abrasse. Ele elogiou os projetos de sistema de inteligência que estão sendo implantados pela Secretaria Estadual de Fazenda para controle de barreira fiscal.

“Não se trata só de reduzir uma incidência criminal. É muito mais do que isso. O roubo de carga provoca o desabastecimento, o aumento do preço final de um produto, a incapacidade de trazer novas empresas, a incapacidade do estado de aumentar sua receita. Então é sempre olhando o roubo de carga como a questão da atividade criminosa mas também o impacto que isso traz para economia do estado“, afirmou Martha Rocha.

Redução em 2018

Segundo a presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), que participou do lançamento, delegada Adriana Mendes, o roubo e o furto de cargas figuram entre os crimes que mais cresceram no estado nos últimos anos. Ela afirma que o aumento no crime afeta não apenas o índice de violência, mas também reflete diretamente na economia, na relação de mercado, até mesmo no preço final dos produtos e serviços quando chegam ao consumidor, com o aumento do custo do frete e de seguros feitos pelas transportadoras.

A análise do ISP mostra que os roubos de cargas começaram a crescer significativamente no Rio em 2014, atingindo seu ápice em 2017. Já em 2018 estes números começaram a cair, a partir de uma atuação estratégica das forças de segurança aliada aos dados produzidos pelo Instituto. “Através da análise das manchas criminais, observamos o maior número de ocorrências, se buscou juntamente a delegacia que trata do roubo e furtos de cargas, traçar medidas e ações que buscavam a diminuição desses índices. E isso, efetivamente, foi alcançado”, afirmou Adriana.

A ideia central da instalação da frente parlamentar é debater de forma permanente a questão do roubo de carga e garantir que a queda no índice se sustente a médio e longo prazo. “Nós verificamos que as instituições vinculadas a segurança pública falam entre si. Mas é preciso muito mais que isso, é preciso continuidade e estratégias”, declarou a deputada Martha Rocha. A parlamentar também lembrou o impacto que esse crime tem em toda a economia do Estado.

Também fizeram parte da mesa o deputado Sub Tenente Bernardo (Pros); Edson Henrique Damasceno, delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas; Leandro M. da Cunha, Auditor Fiscal; e José Hélio Macedo, Assessor Regional de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal.

Polo NOVO Cinza (Masculina)

Polo NOVO Cinza (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist