Eleitos citam ação nas redes sociais e desejo pelo ‘novo’ - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 18 de novembro de 2018

Eleitos citam ação nas redes sociais e desejo pelo ‘novo’

Para Vinicius Poit, do Novo, mudanças vistas no pleito de 2018 são 'caminho sem volta'


Roberta Pennafort e Ana Neira | O Estado de S.Paulo

RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO - Em sua estreia num cargo eletivo, Cabo Junio Amaral, do PSL de Minas Gerais, obteve 158,5 mil votos. Ele dispunha de R$ 30 mil para a campanha e acredita que só conseguiu se eleger graças ao efeito multiplicador das redes sociais e da “militância à direita”. “Isso me trouxe visibilidade, e foi algo voluntário. O movimento que criei há três anos, o Direita Minas, se espalhou pelo Estado.”

Vinicius Poit
O deputado federal Vinicius Poit, eleito pelo Novo. Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Levantamento feito pelo Estadão Dados mostra que Minas, Estado que costuma representar um “espelho” do voto nacional em eleições presidenciais, também foi a unidade federativa que registrou porcentual de novatos mais próximo da média do País: 32%, pouco mais que os 31% do total da Câmara dos Deputados.
Recado

Na avaliação de Vinicius Poit, eleito deputado federal pelo Novo em São Paulo, a votação alcançada por “novas caras” é um recado das urnas aos políticos de carreira. “Havia um apetite da população por novas caras na política, com a atuação em novos partidos”, afirmou.

Para ele, as redes sociais foram peça fundamental nessa mudança, mas o tradicional “pé na estrada” em busca de votos também ajudou. “As redes tiveram até mais efeito do que eu imaginava e foram essenciais. No meu caso, por exemplo, aproveitei isso e rodei quase 200 cidades, conseguindo criar proximidade com o eleitorado.”

Poit aposta que a presença de novatos é um caminho sem volta na política nacional. “Daqui para a frente veremos cada vez mais apelo por isso, com campanhas diferentes, mais transparentes, diferente de tudo que vimos até aqui.”

Ele declarou gastos de R$ 1,2 milhão na campanha e obteve um total de 207.118 votos – custo de quase R$ 6 por voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here