Pular para o conteúdo principal

Transformação do ambiente de negócios em Minas ganha destaque internacional

Fórum do Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico, nos EUA, debate tendências, desafios e melhores práticas de estímulo à economia mundial

Agência Minas

O Governo de Minas Gerais foi um dos destaques da abertura da conferência anual do Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico (IEDC), realizada nesse domingo (3/10), na cidade de Nashville, no Tennessee (EUA) - um dos principais encontros de fomento no mundo. Ao lado de gestores de agências de várias regiões do mundo, o diretor-presidente do Indi, João Paulo Braga, detalhou o trabalho feito pelo Estado e os resultados positivos obtidos até agora.


Braga se apresentou no primeiro painel do evento, destacando as tendências de desenvolvimento econômico, desafios e melhores práticas em transporte, tecnologia, turismo, artes e cultura. Segundo ele, a gestão de Romeu Zema provocou uma mudança de mentalidade sobre o papel de uma agência de promoção de investimento.

“Antigamente, você procurava o investidor, solucionava problemas imediatos, garantia o financiamento e pronto. Hoje, isso mudou. Para ter os investimentos, você tem que entender toda a complexidade do negócio, e prover soluções mais amplas para aquele investimento se instalar no estado, muito além das demandas de curto prazo, e é o que o Indi está fazendo”, disse João Paulo Braga.

Inovação

Como exemplo do novo momento em Minas, o diretor-presidente destacou a plataforma Indi Maps, criada no ano passado pela Agência para fornecer dados ao investidor sobre imóveis públicos e privados disponíveis para comercialização em todo o território mineiro. A ferramenta ainda identifica uma série de potencialidades para todo tipo de empreendimento: de infraestrutura viária e de escoamento, até redes de apoio como educação, com matrículas por curso técnico ou superior de cada região, além de informações socioeconômicas e demográficas.

“Temos hoje uma plataforma em que todos os 853 municípios de Minas Gerais podem colocar informações para atrair investimentos. Assim, envolvemos os prefeitos e as organizações de desenvolvimento locais neste processo, trabalhando na mesma metodologia, aumentando a responsabilidade deles de fazer o investimento acontecer”, ressaltou.

Recorde em negócios

Os números comprovam o início da transformação do ambiente de negócios em Minas Gerais. Nos últimos 32 meses, foram atraídos R$ 136 bilhões em investimentos em todas as regiões mineiras, gerando emprego e renda. O estado mantém desempenho positivo na geração de postos de trabalho pelo oitavo mês consecutivo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última semana pelo Ministério da Economia, em agosto, foram criados 43.310 empregos em Minas.

Entre as personalidades que também falaram no mesmo painel estavam İsmail Erşahin, diretor executivo adjunto da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA); Karen Maguire, líder do Programa de Desenvolvimento Econômico e Emprego da OCDE; Regina Lai, diretora para as Américas do Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong (HKTDC); e Vanessa Göschl, chefe do escritório europeu do Departamento de Comércio do Estado da Carolina do Norte (EUA).

Missão nos EUA

A participação do Indi na Conferência do IEDC faz parte de uma missão do governo de Minas aos EUA para construir parcerias e oportunidades para a atrair investimentos estrangeiros. Além de João Paulo Braga, compõem a comitiva o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio; e o presidente da Codemge, Thiago Toscano, e o gerente de Comunicação Social e Institucional da agência, Carlos Romualdo.

Na primeira etapa, a missão passou pelo estado da Flórida, onde o Indi assinou a adesão à Câmara Brasil-EUA de Comércio da Flórida (BACCF) e se reuniu com empresários americanos e brasileiros para debater oportunidades de negócios entre os dois estados. Após a participação no evento do IEDC, os gestores mineiros ainda seguem para a capital americana, Washington (DC), para uma série de encontros com executivos de empresas e representantes de organizações internacionais de fomento.

Sobre o IEDC

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Internacional é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atende a organizações e agências de desenvolvimento econômico. É a maior organização desse tipo no mundo, com cerca de 5.000 integrantes, incluindo governos locais, estaduais, provinciais e federais, parcerias público-privadas, câmaras de comércio, universidades e uma variedade de outras instituições. O objetivo final dos membros é a criação de empregos de alta qualidade, o desenvolvimento de comunidades vibrantes e a melhoria da qualidade de vida em suas regiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist