Pular para o conteúdo principal

Saúde alinha retomada das obras de seis hospitais regionais de Minas Gerais

Unidades localizadas em Divinópolis, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares serão concluídas

Agência Minas


Em uma série de viagens pelo interior de Minas Gerais nos últimos dias, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, alinhou com prefeitos e autoridades locais a retomada das obras dos hospitais regionais de Divinópolis, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares.

Hospital Regional Divino Espírito Santo em Divinópolis — Foto: Reprodução/Tv Integração

As construções serão concluídas com a estadualização dos terrenos, atualmente em posse dos municípios. Os recursos necessários para obras e equipamentos de cinco desses hospitais, no total de R$ 985.935.049,39, virão do Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho. Outros R$ 129 milhões, destinados à unidade de Governador Valadares, virão de um acordo com a Fundação Renova.

Agendas

Em 28/9, Baccheretti, acompanhado de outros representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), esteve em Teófilo Otoni, onde falou para secretários de Saúde de alguns municípios pertencentes à área de abrangência da macrorregião de saúde Nordeste sobre a obra. “Sabemos o quanto o Hospital Regional de Teófilo Otoni ajudará a suprir o imenso vazio assistencial na região. Por isso, temos nos esforçado tanto. Esperamos voltar logo, já com essa obra reiniciada, e que essa discussão tão importante dentro da rede seja intensa e a gente consiga deixar um legado importantíssimo com a ajuda de todos vocês”, afirmou o secretário.

Dois dias antes, Baccheretti e o secretário adjunto, André dos Anjos, visitaram Sete Lagoas para conhecer a estrutura já parcialmente construída na cidade, que foi iniciada em 2010 e paralisada em 2015. O hospital, que conta atualmente com 55% do projeto executado, vai oferecer 226 novos leitos à população da região assim que for concluído.

A visita a Conselheiro Lafaiete foi realizada em 22/9. No município, as obras do hospital regional foram iniciadas em 2010 e estão paradas desde 2012, com percentual de execução física de aproximadamente 44% e um projeto que contempla 97 leitos para internação e Unidades de Terapias Intensivas (UTIs). Durante a reunião com autoridades locais, o secretário falou sobre o arranjo que permitiu a ampliação da rede hospitalar.

“Hoje teremos esse momento inicial, uma vez que o acordo com a Vale foi aprovado pela Assembleia, e o recurso está garantido para o hospital regional. Vamos falar sobre a expectativa do cronograma, esclarecer dúvidas e informar o passo a passo das obras. Será um hospital robusto que virá para ajudar a resolver os problemas assistenciais e contribuir para a rede”, afirmou.

Na véspera, Baccheretti e sua equipe foram a Juiz de Fora para alinhamento sobre a retomada da construção do hospital local, paralisada em 2017. Na ocasião, o secretário adjunto, André dos Anjos, apresentou o fluxo de trabalho a ser realizado com passo a passo das etapas a serem cumpridas para a retomada e finalização das obras, tais como: definição da fonte de recursos, realização de doação ou dação do terreno, publicação de edital de concorrência pública de concessão do imóvel, definição do perfil assistencial, definição do valor para conclusão das obras, contratação de empresa para retomada das obras e aquisição dos equipamentos.

O grupo da SES-MG também esteve em Divinópolis, em 17/9, onde a construção do hospital regional, iniciada em 2011, está parada desde 2016, com 61% de execução física e 80% de execução financeira. A unidade foi projetada para ter 199 leitos entre internação, Unidade de Terapia Intensiva e observação. Durante a visita, o secretário adjunto de Saúde, André dos Anjos, explicou as etapas para a retomada das obras até a conclusão. Segundo ele, será feito o processo de estadualização do terreno, atualmente em nome do município; a operacionalização do hospital, por meio de edital, e a contratualização para definir o perfil assistencial.

“Dentro do Termo assinado com a Vale, a estadualização do terreno é o modelo mais viável para que o estado tenha controle da obra. No caso de Divinópolis, o processo de concessão do imóvel está bem adiantado”, afirmou André dos Anjos.

Governador Valadares

Em 27/9, o secretário de Estado de Saúde esteve em Governador Valadares, onde participou da inauguração de leitos para recém-nascidos no hospital municipal e discutiu a retomada das obras do hospital regional, também localizado no município. Coube ao secretário adjunto, André dos Anjos, apresentar o processo de término da obra e apontar algumas perspectivas de funcionamento para os alinhamentos devidos sobre esta iniciativa do Governo do Estado. “Esta discussão será integrada junto aos gestores do território para que se defina uma vocação que de fato gere impacto assistencial para os usuários do Leste mineiro”, destacou.

Termo de Reparação

O Termo de Medidas de Reparação visa restaurar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist