Pular para o conteúdo principal

Pesquisa DATATEMPO mostra que Romeu Zema mantém liderança folgada em Minas Gerais (VIDEO)

Segunda rodada da DATATEMPO realizada em todas as regiões de MG mostra disputa pelo governo de Minas; veja os números

Por Humberto Santos | O Tempo

A segunda pesquisa DATATEMPO realizada em todas as regiões de Minas Gerais sobre a corrida eleitoral pelo Palácio Tiradentes no ano que vem mostra o governador Romeu Zema (Novo) com o dobro de intenções de votos do principal adversário, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Apesar de liderar o levantamento com folga, em comparação com a primeira pesquisa, realizada em julho, Zema teve uma ligeira queda, acima da margem de erro. Já Kalil se manteve estável. 

Pesquisa DATATEMPO mostra que Romeu Zema mantém liderança folgada em MG

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Zema alcançou 40,4% das menções, enquanto Kalil obteve 19,1%. O senador Rodrigo Pacheco (DEM), que tem nome cotado para a disputa pela Presidência, aparece em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto. No primeiro levantamento, em julho, no mesmo cenário, o governador tinha 46,2%, o prefeito, 18,8%, e o presidente do Senado, 3%.

O deputado federal petista Reginaldo Lopes tem 4,2%, ante 3,5% em julho, seguido da também deputada federal Áurea Carolina, do PSOL, com 2,1%; ela tinha 1% no levantamento anterior. Outros candidatos somados alcançam 6,3%. Na pesquisa anterior, a soma deles atingiu 7,5%. Os eleitores que votariam em branco ou nulo somam 10,9%, ante 9,3% registrados em julho. Os eleitores que não sabem ou não responderam eram 10,5% e, agora, chegam a 12%.

Os eleitores da região Noroeste do Estado são os que mais votam em Zema. O pior resultado do governador é justamente onde Kalil vai melhor: a região metropolitana de Belo Horizonte. O prefeito tem o desempenho ruim na região Sul/Sudoeste.


No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o governador é o mais lembrado. Nesse cenário, Romeu Zema, do Novo, lidera com 26% das menções. Alexandre Kalil, do PSD, aparece em segundo, com 4,6%. Apesar de estar na frente, o governador tinha, em julho, 29,6% das citações, e o prefeito da capital, o mesmo índice de agora.

Ex-governadores do Estado, o deputado federal Aécio Neves, do PSDB, e o senador Antonio Anastasia (PSD) foram citados pelos eleitores. Enquanto o parlamentar tucano foi lembrado por 0,7% dos eleitores, o senador teve 0,4%.
Segundo turno


Em um eventual segundo turno entre Zema e Kalil, o atual governador tem uma vantagem de 15 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Zema é a opção de voto de 50,8% dos eleitores, contra 35,6% de Kalil. Os eleitores que votariam em branco ou nulo alcançam 7,7%. Já os que não sabem em quem votaria são 5,9%.
Desafio do prefeito de Belo Horizonte é conquistar o interior

Na primeira rodada da pesquisa DATATEMPO para governador, realizada em julho, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) não havia pontuado na região Noroeste do Estado – local onde o governador Romeu Zema (Novo), tem seu melhor resultado.

Logo após o divulgação da pesquisa, aliados e interlocutores de Kalil traçaram o plano para o prefeito viajar o interior e se tornar conhecido.

De lá pra cá, Kalil teve apena uma grande agenda pública no interior, mas não foi no Noroeste. Ele foi na região Sul/Sudoeste, onde participou de evento em defesa do tombamento do Lago de Furnas.

Aliás, nesta região que Kalil teve o pior desempenho: de todas as suas intenções de voto, a região Sul/Sudoeste contribui com 2,9%. A segunda pior é a central, com 3,3%.

Na Noroeste, o prefeito da capital melhorou as intenções de voto: a região contribui com 7,7% do total de suas intenções de voto.
Dados da pesquisa

Foram feitas 1.392 entrevistas domiciliares em todo o Estado, entre 24 e 27 de setembro. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é 2,63 pontos percentuais.


POLO BRANCA (MASCULINA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist