Pular para o conteúdo principal

Nova sede regional do IEF em Conselheiro Lafaiete amplia capacidade de restauração e preservação ambiental de Minas Gerais

Estado também apresenta reformulação do Viveiro Florestal no município, com capacidade de produzir mais de 600 mil mudas

Agência Minas


O Governo de Minas inaugurou, nesta semana, a nova sede administrativa do Núcleo de Apoio Regional (NAR) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Conselheiro Lafaiete, na região Central. Durante o evento, foi apresentada a nova estrutura do Viveiro Florestal mantido pelo Estado no município, que, após reforma e revitalização, passa a contar com capacidade anual de produção superior a 600 mil mudas.

Divulgação / IEF

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressalta a importância de uma gestão ambiental próxima dos cidadãos mineiros. “Toda vez que temos a oportunidade de criar estruturas capazes de diminuir a distância entre o Governo e a população, obviamente, respeitando a viabilidade financeira e econômica do orçamento público, será um caminho que pretendemos trilhar”, frisa.

A diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos, destaca a relevância das ações locais para a reversão dos impactos globais relacionados ao meio ambiente. “Temos que fazer pequeno e pensar grande. Com a reestruturação deste viveiro, poderemos restaurar florestas, além de proteger nascentes e Áreas de Preservação Permanente na região, contribuindo para reverter este quadro crítico que estamos vivendo em todo o planeta”, diz.

Estrutura

O NAR Conselheiro Lafaiete integra a estrutura administrativa da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro-Sul, com sede em Barbacena, e responde por 20 municípios localizados em seu entorno. O novo espaço terá capacidade de atendimento anual de aproximadamente 1.200 processos relacionados à gestão florestal em sua área de abrangência.

As principais demandas atendidas na região estão ligadas a intervenção com supressão de vegetação, formalização de processos relacionados a florestas plantadas, pedidos de queima controlada, orientação para realocação e demarcação de reservas florestais e recuperação de áreas degradadas.

A construção da nova sede regional em Lafaiete e a revitalização do Viveiro Florestal do município foram possíveis por compensação ambiental formalizada por meio de Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre a URFBio Centro-Sul e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que atua na região.

Reserva hídrica


A URFBio Centro-Sul mantém em seu território de abrangência importantes nascentes do estado, entre elas a do Rio das Velhas, em Ouro Preto, e a do Rio Paraopeba, em Cristiano Otoni, principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Outra relevante bacia com nascentes na região é a do Rio Doce, com o Rio Carmo, também em Ouro Preto, e o Rio Piranga, em Ressaquinha. O Rio Xopotó, principal afluente do Piranga, também nasce no local.

Um dos mais importantes afluentes no abastecimento da Zona da Mata, o Rio Paraibuna, nasce a 13 quilômetros de Barbacena, assim como o Rio Pomba, principal afluente deste curso d’água. “Se Minas Gerais tem o título de caixa d’água do Brasil, com certeza essa região composta por parte das serras da Mantiqueira e do Espinhaço, compreendendo Campo das Vertentes, Alto Paraopeba e Alto Velhas, é um dos grandes responsáveis”, destaca o supervisor regional da URFBio Centro-Sul, Ricardo Ayres.

Cerimônia

A inauguração do NAR ocorreu na última quarta-feira (22/9), com presença do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Dutra, do deputado estadual Noraldino Júnior, entre outras autoridades da região. “As parcerias são extremamente importantes para o avanço e para o fortalecimento das instituições. Muito nos orgulha esta sede do IEF para o atendimento de nossa população e também das cidades vizinhas”, afirma o chefe do Executivo municipal.

O gerente-geral de Sustentabilidade da CSN Mineração, Eduardo Sanches, lembra, ainda, que a atuação conjunta entre setor produtivo e poder público na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento econômico é essencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist