Escolas Municipais de Rio das Ostras passam por vistorias antes do retorno presencial completo - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Escolas Municipais de Rio das Ostras passam por vistorias antes do retorno presencial completo

Rio das Ostras segue com muito critério na retomada das atividades presenciais no Município, que incluem o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas. Esse retorno acontece de forma gradativa e começou nesta segunda, dia 20, com o segmento de Educação Infantil.

Prefeitura de Rio das Ostras

Como parte do Plano de Retomada das Aulas Presenciais, as equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, e membros do Conselho Municipal de Educação (CME) estão visitando as unidades de ensino para orientar os responsáveis e fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19.

Divulgação

As unidades da Rede Particular já foram vistoriadas antes da reabertura dessas escolas. Agora, estão sendo concluídas as visitas às escolas da Rede Municipal, diante do retorno gradual das atividades presenciais.

A partir desta segunda-feira, a Educação Infantil está de volta com suas atividades presenciais nos critérios do Plano de Retomada, descritos nos decretos municipais 2779 e 2970, de 2021. Entre as determinações do Plano está o limite máximo de 50% de ocupação das salas, neste momento inicial. O próximo segmento a retornar será o de Ensino Fundamental I, no próximo dia 27 de setembro.

“Em Rio das Ostras, vários setores, especialistas e sindicatos participaram da formulação das medidas sanitárias para garantir a maior segurança possível no retorno das aulas presenciais nas redes pública e particular”, explica Marcelo Barelli, Coordenador da Vigilância em Saúde do Município.

A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica têm representação na Comissão Municipal de Apoio Estratégico à Elaboração do Protocolo de Medida de Proteção e Controle da Covid-19.

“A parceria com a Vigilância Sanitária é importantíssima para preservar a saúde dos nossos alunos e profissionais da Educação. Temos, inclusive, apressado as visitas por conta do retorno dos professores”, completou Augusta Barreto, Conselheira do CME.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Durante a visita, as equipes estão monitorando o cumprimento das normas e destacando a importância das medidas sanitárias.

Os principais tópicos observados neste monitoramento são distanciamento físico, prevenção à contaminação com uso de bebedouros adequados, disponibilidade de álcool 70% e álcool gel, limpeza e higienização dos ambientes, sinalizações do uso correto de máscaras, garantia para evitar as aglomerações nos ambientes, lixeiras para descarte de máscaras, entre outras medidas sanitárias.

Estão sendo observadas as boas práticas sanitárias aplicadas às atividades específicas, como no caso das creches, que devem manter brinquedos limpos, não compartilhados, distanciamento entre berços, uso de protetor de calçado para berçários, entre outras.

As escolas também estão responsáveis por notificar casos de aluno, colaborador ou professor, que tenha tido Covid-19 ou contato com pessoas contaminadas à Vigilância Epidemiológica do Município.

ESCOLAS PREPARADAS 

As vistorias mostram que as unidades de ensino se empenharam para cumprir as medidas e fizeram um belo trabalho. A Escola Municipal Elson Pinheiro, por exemplo, foi uma das unidades visitadas. A diretora Fernanda Machado mostrou aos vistoriadores que as medidas estão sendo cumpridas.

“Toda a rotina do aluno dentro do ambiente escolar está pautada nas medidas de proteção contra a Covid. Estamos preparados para receber nossos alunos, nossos professores e nossa comunidade escolar. Há um sopro de esperança nesse ato do retorno. A escola sem os professores e sem os alunos perde a sua identidade, perde muito da sua alegria”, disse Fernanda.

A Escola Municipal Prefeito Paulo Pinheiro foi visitada e também está com tudo certo para a retomada.

“A visita fez a gente ter a certeza de que está no caminho certo para o retorno. A equipe se empenhou muito, trabalhou bastante para que tudo estivesse de acordo e o Conselho Escolar também foi bem significativo nesse período”, finalizou a diretora Natália Alves.

DÚVIDAS 

O telefone da Vigilância Sanitária para esclarecimento da população em relação ao protocolo sanitário é 22 2771-9545.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here