Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio
A meta é que os embarques representem 10% do faturamento total da empresa até 2026.
A Bem Brasil planeja consolidar as exportações de batatas congeladas para os EUA | Crédito: Bem Brasil Alimentos/Divulgação |
De acordo com o gerente de Exportação, Walter Takano, o projeto ainda está em fase inicial, mas a expectativa é de manter a curva de expansão das vendas externas do produto. Para isso, além da ampliação dos embarques, a Bem Brasil está em processo de abertura de novos mercados.
“Iniciamos nossas negociações de comércio exterior há cinco anos, com o envio de flocos de batata para o Japão. Depois, abrimos uma frente de vendas do mesmo produto para o Paraguai. Mas foi somente em meados de 2020 que começamos a exportar nossas batatas pré-fritas”, detalha.
A Bem Brasil já é líder no mercado nacional e almeja se consolidar também nos Estados Unidos, grande consumidor da batata frita. “São mais ou menos 8 milhões de toneladas de batata frita por ano. Por isso, estamos nos dedicando a esse mercado”, revela.
E com o avançar das metas na exportação, a empresa também deverá investir na internacionalização, por meio da abertura de escritórios comerciais nos principais países compradores. Já em termos de produção, a expansão já em andamento será suficiente para suprir a demanda.
Expansão da fábrica da Bem Brasil
Por falar nisso, a expansão da fábrica localizada no município de Perdizes, que está sendo realizada sob aportes de R$ 700 milhões, teve um pequeno atraso. O início das operações, que estava previsto para o último trimestre de deste ano, agora deverá ocorrer no começo do ano que vem. Conforme a empresa, isso ocorreu em função de ajustes naturais em relação ao andamento das obras.
Conforme já publicado, com os investimentos, a empresa vai aumentar o volume de produção das atuais 250 mil toneladas ao ano, para cerca de 500 mil, além de diversificar o mix – que hoje contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional. Assim, o consumo de tubérculos deve chegar a 1 milhão de toneladas por ano. Atualmente, a Bem Brasil é líder em vendas de batata pré-frita congelada no País, com 40% do mercado.
Além disso, a expansão vai proporcionar ganhos em produtividade e na qualidade tanto das batatas utilizadas pela empresa quanto nos produtos processados. É que os aportes contemplam a ampliação do armazém, por meio da construção de uma nova câmara de congelamento automático e a duplicação da potência de uma de suas usinas termelétricas, com a aquisição de equipamentos. A nova câmara será composta por dois corredores de 143 metros de comprimento e terá capacidade total de 30 mil toneladas.
A empresa destaca ainda que a nova planta utilizará as mais modernas tecnologias disponíveis para o setor, além de ser ecologicamente sustentável. Ocupará aproximadamente 100 mil metros quadrados de área construída e vai gerar cerca de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos. No quesito sustentabilidade, a nova linha terá 100% da água tratada utilizada para irrigação; todo gás metano oriundo do tratamento do efluente será queimado na caldeira, substituindo parte da biomassa; toda água da chuva será canalizada para irrigação; todo resíduo orgânico destinado a produção de biofertilizantes aplicados na própria cultura da batata.
A Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Alto Paranaíba, e é uma fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, as plantas geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário