Hub em Juiz de Fora (MG) promete mais inovação e tecnologia no campo - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 29 de agosto de 2021

Hub em Juiz de Fora (MG) promete mais inovação e tecnologia no campo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite) inaugurou, na sexta-feira (27), o hub Silo – Inovação Aberta, localizado na sede da empresa, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O espaço receberá startups e pesquisadores de diversas universidades.

Por Michelle Valverde | Diário do Comércio

O objetivo é desenvolver inovações e tecnologias que resolvam desafios enfrentados no campo, com a missão de tornar a produção mais sustentável, reduzir a emissão de carbono, tornar a produção mais verde e promover o conforto animal.

Com iniciativa, são esperadas soluções para tornar a atividade do Agro mais competitiva | CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Também são esperadas soluções para tornar a atividade mais competitiva, de forma a trazer maior retorno financeiro e qualidade de vida ao produtor e envolvidos na cadeia.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa, Paulo Martins, o espaço será revolucionário para a produção agropecuária e só foi constituído devido às várias parcerias firmadas, tornando a construção do Silo economicamente viável. Martins explica que várias empresas parceiras do Silo já trabalhavam em cooperação com a Embrapa Gado de Leite na realização do “Ideas for Milk”, que serviu de base e inspiração para a construção do Silo.

Entre as parceiras estão a Microsoft, TIM Brasil, Nestlé do Brasil, Belgo Bekaert, IS Brasil e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A parceria também conta com a aceleradora corporativa Neo Ventures, que selecionará as startups que se dedicarão à solução de problemas junto às empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite, além de várias universidades brasileiras.

“Nos últimos anos, a crise fiscal foi aumentando, os recursos ficando mais escassos e a gente tinha o prédio com uma estrutura de 1,4 mil metros quadrados. Na busca de alternativas para tornar o prédio sustentável economicamente, encontramos parceiros”, disse.

Ainda segundo Martins, o Silo é uma experiência pré-competitiva e quem dará a sustentação – naturalmente com a Embrapa e Neo Ventures à frente – são as organizações e instituições parceiras.

“Queremos atrair outras empresas. Não há preocupação com exclusividade, poderemos trabalhar com empresas concorrentes, porque o segredo será mantido. Nosso objetivo é criar vínculos para troca de experiências e para promover a aproximação das empresas para que elas possam entregar inovação para a sociedade”, explicou Martins.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que o Silo é um espaço importante para o avanço sustentável do setor. “O Silo é um espaço de conhecimento, de tecnologia. Foi criado para fomentar, incentivar e propagar novas ideias e inovações. As startups têm a capacidade de criar coisas novas, de ousar e de pensar diferente, criando novidades que sejam aplicáveis e tragam bem para a humanidade”, disse.

Maior competitividade

Dentre os objetivos do hub, o diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da TIM Brasil, Jamilson Bezerra Júnior, destacou que o espaço será fundamental para trazer maior competitividade ao agronegócio no País e melhoria de renda no campo.

“É um momento único em que a ciência de qualidade transita de forma bem estruturada e conecta-se à tecnologia de ponta, à inovação e ao empreendedorismo. Criamos esse espaço de inovação aberta que tem o propósito único de promover a aceleração do agronegócio no Brasil. Promover valor e gerar valor. A TIM tem o prazer de participar do projeto, trazendo o que nós acreditamos que é a conectividade do agronegócio. Nós acreditamos que a conexão do empreendedorismo, ciência e tecnologia podem ajudar a alavancar aquilo que é nossa excelência no Brasil, que é o agronegócio, a pecuária”, explicou.

As expectativas em relação às inovações e soluções que poderão ser desenvolvidas no Silo e que vão ajudar a produção leiteira e de outras atividades ligadas a ela são positivas.

“A iniciativa é muito importante e está ligada ao mundo digital, às startups e à criatividade do mundo dos jovens. Começamos a parceria com o ‘Ideas for Milk’ e temos a plena certeza que será mais um grande passo e estaremos presentes mais um vez”, disse o diretor de Compras de Leite da Nestlé, Rene Machado.

Aproximar os jovens do setor agropecuário é uma forma de modernizar e buscar inovações, e este será um dos papéis do Silo.

“O hub Silo – Inovação Aberta vai conectar o setor aos jovens inteligentes, cabeças pensantes, que, juntamente com a Embrapa, vão pegar os maiores e mais importantes problemas do campo e trazer soluções que possam contribuir para a maior geração de renda no campo, melhorando a qualidade de vida, o comportamento e a saúde animal. Além disso, toda solução traz maior segurança alimentar para a população. Queremos criar o maior Silo de tecnologias do agronegócio brasileiro”, explicou o gerente de Negócios da Belgo Bekaert Arames, Guilherme Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here