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Emater-MG e prefeituras treinam funcionários para manutenção de estradas rurais

Técnicos da empresa e das prefeituras de Várzea da Palma, Lassance e Dores do Indaiá foram capacitados a restaurar as vias

Agência Minas

As estradas rurais são fundamentais para o trânsito de pessoas e para o escoamento das mercadorias. Se não estiverem em bom estado de conservação, são prejuízo certo para os produtores rurais. Para evitar que isto aconteça em Várzea da Palma, no Norte mineiro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a prefeitura promoveram uma capacitação voltada para a adequação e a manutenção das vias.

Divulgação / Emater-MG

O curso foi uma demanda da prefeitura junto à Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). No total, foram capacitados nove profissionais das prefeituras de Várzea da Palma e de Lassance, além dos extensionistas da Emater-MG que atendem aos dois municípios. O treinamento foi ministrado pelos coordenadores regionais da empresa pública mineira, Leonel Satiro de Lima e Eugênio Paccelli.

A Prefeitura de Várzea da Palma participou com os materiais, os caminhões e as máquinas. Juntos, os alunos trabalharam cerca de 170 metros de estradas, com drenagem da água de chuva e recomposição do material do leito com a colocação da mistura de água, cascalho e terra argilosa.

“Este tipo de trabalho tem por objetivo não só a melhoria das condições de trânsito, mas também a otimização dos recursos disponíveis, a redução dos custos operacionais e um substancial aumento da vida útil das vias”, diz o engenheiro agrônomo e coordenador regional da Emater-MG em Curvelo, Eugênio Paccelli.

Dores do Indaiá

Profissionais do município de Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas, também foram capacitados em adequação de estradas rurais. Foram seis funcionários da prefeitura, além do extensionista da Emater-MG. No treinamento, foram trabalhados 250 metros de estradas, com a utilização de 11 caminhões de terra argilosa, 16 mil litros de água e dois caminhões de cascalho.

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