Pular para o conteúdo principal

Unidade de Prevenção à Criminalidade retoma atividades em Uberlândia

Após quase um ano, devido à pandemia, programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos voltam a atender o público

Agência Minas

As atividades na Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Jardim Canaã, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram oficialmente retomadas nesta sexta-feira (2/7). O local havia suspendido os atendimentos em julho do ano passado por conta da pandemia de covid-19. Além do Jardim Canaã, o atendimento na unidade abrange os bairros Assentamentos Bela Vista e Irmão Dulce II.

Bernardo Carneiro / Sejusp

Nesta retomada, alguns cuidados terão que ser tomados. Para participar dos encontros presencialmente, os integrantes deverão fazer uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel 70%, além de respeitar regras de distanciamento e número máximo de pessoas reunidas no espaço. O objetivo é zelar sempre pela saúde e segurança de todos os atores envolvidos.

Nas últimas semanas, a equipe que atua no local se dedicou ao trabalho de organização dos espaços e escalas de atendimento, adequação aos cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus e divulgação do retorno das atividades para os parceiros e públicos dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância de se investir na prevenção. “Eu vejo a Subsecretaria de Prevenção como uma das áreas mais importantes da Secretaria. A gente faz a repressão ao crime, prende o infrator, trabalha a ressocialização, mas o que acho que é mais eficiente é conseguir com que as pessoas não cometam crimes. E é isso que os programas fazem. Por isso, vejo como muito importante esta retomada aqui hoje”, ressaltou Greco, que esteve na cerimônia restrita, em Uberlândia.

O retorno do funcionamento das atividades também é celebrado pela subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes. Segundo ela, durante o período em que a unidade esteve desativada, foram verificados aumento nos índices de homicídios no território de abrangência e intensificação na dinâmica criminal.

“A retomada desta unidade é um passo importante na segurança pública para o município e para a comunidade do Jardim Canaã. A gente acredita principalmente na perspectiva de vida de novas trajetórias, de novas construções e novas oportunidades. Ao longo dos anos, percebemos que, onde atuamos, há uma mudança de cultura na comunidade como um todo”, avaliou.

O líder comunitário Jemmerson Antônio Souza é parceiro da UPC e salientou a importância dos programas para a viablização de nova realidade na vida de todos do território. “O que me motiva é ver jovens que, tendo a oportunidade, conseguem fazer, a partir do que discutimos e aprendemos aqui, uma nova perspectiva na vida. A gente batalha para fazer com que essa juventude seja transformadora da realidade. E eu vejo que programas de prevenção têm esse intuito: fazer com que os jovens e as comunidades despertem para conquistar um novo lugar no mundo. Não é fácil construir essa nova realidade, mas é possível”, relatou.

Fica Vivo! e PMC

A UPC Jardim Canaã volta a ofertar ao público os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos. O primeiro atua na prevenção de homicídios dolosos de adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 24 anos, em áreas onde é registrada maior concentração desse fenômeno. Já o Mediação de Conflitos visa estimular o diálogo e o capital social para a promoção de acesso a direitos e de uma segurança cidadã, construindo meios pacíficos para a resolução de conflitos, por meio da mediação comunitária.

Desde que foi inaugurado, em 2014, a UPC Jardim Canaã já realizou cerca de quatro mil atendimentos pelo Programa Mediação de Conflitos e quase nove mil atendimentos pelo Fica Vivo! - com uma média mensal de 130 adolescentes e jovens participantes das oficinas de esporte, cultura e lazer disponibilizadas na unidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist