Agência Minas
As atividades na Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Jardim Canaã, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram oficialmente retomadas nesta sexta-feira (2/7). O local havia suspendido os atendimentos em julho do ano passado por conta da pandemia de covid-19. Além do Jardim Canaã, o atendimento na unidade abrange os bairros Assentamentos Bela Vista e Irmão Dulce II.
Bernardo Carneiro / Sejusp |
Nesta retomada, alguns cuidados terão que ser tomados. Para participar dos encontros presencialmente, os integrantes deverão fazer uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel 70%, além de respeitar regras de distanciamento e número máximo de pessoas reunidas no espaço. O objetivo é zelar sempre pela saúde e segurança de todos os atores envolvidos.
Nas últimas semanas, a equipe que atua no local se dedicou ao trabalho de organização dos espaços e escalas de atendimento, adequação aos cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus e divulgação do retorno das atividades para os parceiros e públicos dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância de se investir na prevenção. “Eu vejo a Subsecretaria de Prevenção como uma das áreas mais importantes da Secretaria. A gente faz a repressão ao crime, prende o infrator, trabalha a ressocialização, mas o que acho que é mais eficiente é conseguir com que as pessoas não cometam crimes. E é isso que os programas fazem. Por isso, vejo como muito importante esta retomada aqui hoje”, ressaltou Greco, que esteve na cerimônia restrita, em Uberlândia.
O retorno do funcionamento das atividades também é celebrado pela subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes. Segundo ela, durante o período em que a unidade esteve desativada, foram verificados aumento nos índices de homicídios no território de abrangência e intensificação na dinâmica criminal.
“A retomada desta unidade é um passo importante na segurança pública para o município e para a comunidade do Jardim Canaã. A gente acredita principalmente na perspectiva de vida de novas trajetórias, de novas construções e novas oportunidades. Ao longo dos anos, percebemos que, onde atuamos, há uma mudança de cultura na comunidade como um todo”, avaliou.
O líder comunitário Jemmerson Antônio Souza é parceiro da UPC e salientou a importância dos programas para a viablização de nova realidade na vida de todos do território. “O que me motiva é ver jovens que, tendo a oportunidade, conseguem fazer, a partir do que discutimos e aprendemos aqui, uma nova perspectiva na vida. A gente batalha para fazer com que essa juventude seja transformadora da realidade. E eu vejo que programas de prevenção têm esse intuito: fazer com que os jovens e as comunidades despertem para conquistar um novo lugar no mundo. Não é fácil construir essa nova realidade, mas é possível”, relatou.
Fica Vivo! e PMC
A UPC Jardim Canaã volta a ofertar ao público os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos. O primeiro atua na prevenção de homicídios dolosos de adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 24 anos, em áreas onde é registrada maior concentração desse fenômeno. Já o Mediação de Conflitos visa estimular o diálogo e o capital social para a promoção de acesso a direitos e de uma segurança cidadã, construindo meios pacíficos para a resolução de conflitos, por meio da mediação comunitária.
Desde que foi inaugurado, em 2014, a UPC Jardim Canaã já realizou cerca de quatro mil atendimentos pelo Programa Mediação de Conflitos e quase nove mil atendimentos pelo Fica Vivo! - com uma média mensal de 130 adolescentes e jovens participantes das oficinas de esporte, cultura e lazer disponibilizadas na unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário