Pular para o conteúdo principal

Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura recebe a Deputada Adriana Balthazar

Na tarde quarta-feira, dia 7, a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, recebeu, na sede da Froc, a deputada estadual Andrea Balthazar (NOVO-RJ), que escolheu Rio das Ostras como um dos municípios para conhecer durante o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa, tendo em vista que três emendas parlamentares de sua autoria foram destinadas para a Cidade.

Prefeitura de Rio das Ostras

A visita serviu também para que a presidente da Fundação levasse a deputada para conhecer o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, já que uma de suas emendas, aprovadas, é destinada a escavação e ampliação da unidade cultural. No local, a parlamentar teve a oportunidade de conhecer parte da história da Cidade, apresentada pelo diretor da Casa de Cultura Bento Costa Jr, Rodrigo Pontes, que mostrou as escavações e artefatos históricos expostos no Museu.

Emenda parlamentar da Deputada Adriana Balthazar (NOVO-RJ) visa a escavação e ampliação do Museu Sambaqui da Tarioba | Divulgação

Em seguida, Adriana Balthazar e sua assessoria foram a Rocha Leão, onde puderam apreciar o Empório da Estação e o Centro Ferroviário de Cultura, além do artesanato dos artistas da localidade.

Para a deputada Adriana, a Cultura e o Turismo são importantes meios para o desenvolvimento de um Município. “Achei o Museu de Rio das Ostras maravilhoso porque manteve as características históricas. Pude notar o cuidado que a Fundação tem em manter essa história viva, além de passar muito bem para os visitantes os hábitos daqueles que viviam aqui na pré-história. Já Rocha Leão representa bem a diversidade que os municípios do interior do nosso Estado têm. Tudo muito bonito e bem cuidado. Rio das Ostras está de parabéns”, declarou a deputada.

Segundo Adriana, o trabalho na Assembleia visa também uma divulgação maior do interior do Estado de uma forma conjunta, para mostrar a importância do Rio de Janeiro como um todo. “É importante ressaltar sempre que a cultura e o turismo atraem muitos e são responsáveis por grande parte da receita das cidades. Esses setores geram renda e movimentam a economia o ano todo”, falou.

A presidente da Fundação, agradeceu a visita da deputada e ressaltou o entendimento da parlamentar em valorizar a Cultura de uma forma geral. “Essa emenda vai nos permitir ampliar o trabalho que já fazemos de contar a história da nossa Cidade, que possui o único Museu in situ do país, que é um patrimônio histórico-cultural brasileiro”, afirmou Cristiane Regis.

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA 

Inaugurado em 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações através de uma passarela construída. Isto permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas deste sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionada às escolas e atrai turistas curiosos em conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel José: o que eu fiz pela Educação na ALESP

Em 2019 tive a oportunidade de fazer muito pela educação: Participei da CPI das Universidades, da Comissão de Educação e Cultura também faço parte do Conselho Consultivo da USP. Além disso, protocolei o Projeto de Lei ICMS educacional. Daniel José | Deputado Estadual (NOVO-SP) 2020 será um ano de muitas mudanças positivas para a educação de São Paulo e sinto-me honrado em fazer parte disso. Vamos com tudo! Polo Azul (Masculina)

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta