Paulo Ganime apresenta projeto de lei para portabilidade do ticket refeição - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 19 de junho de 2021

Paulo Ganime apresenta projeto de lei para portabilidade do ticket refeição

O deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ) protocolou na sexta-feira (19) um projeto de lei para permitir que o trabalhador escolha sua prestadora de serviço de alimentação coletiva através da portabilidade do crédito do ticket refeição.

Paulo Ganime (NOVO-RJ) | Deputado Federal pelo Rio de Janeiro

Neste momento de pandemia de Covid-19, quando cerca de 40% de bares e restaurantes fecharam as portas, a medida levará ao aquecimento das vendas e poderá salvar muitos estabelecimentos comerciais da falência.


Segundo Ganime, a competição entre as empresas fornecedoras de vouchers é feita junto aos empregadores, que muitas vezes ganham grandes descontos para optar por determinada bandeira. A fim de cobrir as despesas, as empresas de vouchers repassam esses descontos, além dos custos operacionais, para os estabelecimentos comerciais. Estes, por sua vez, cobram dos seus clientes.

“Nossa proposta é incentivar as empresas de vouchers a competirem pelos trabalhadores, oferecendo melhores redes credenciadas e menores taxas de descontos. Isso vai acontecer a partir do momento em que consumidor puder transferir seu crédito para um cartão de benefício concorrente, a exemplo do que ocorre com as contas-salário. A portabilidade permitirá a circulação de mais crédito (vales) no comércio, beneficiando inclusive pequenos negócios”, explica o deputado.

Este ano, o “Movimento Renova Vale-Refeição”, formado por empresários do setor de alimentação, criou a campanha “Portabilidade Já”. O movimento afirma que o benefício está concentrado no caixa de poucos estabelecimentos. Além disso, com as restrições impostas pela pandemia, o dinheiro do vale ficou retido em milhares de cartões, levando muitos trabalhadores a comercializarem seus créditos com bancas clandestinas. A portabilidade trará benefícios para o comércio, assim como para o cliente.

O PL 975/2021 se propõe a alterar a Lei 6.321/1976, que instituiu o Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), responsável pela criação do vale-refeição. Hoje, o benefício movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here