Pular para o conteúdo principal

Minas Programando oferece curso gratuito de programação para mulheres

O projeto Minas Programando é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais com o objetivo de ofertar vagas em cursos de qualificação profissional na área de tecnologia da informação para mineiros e mineiras.

SEDESE Minas Gerais

Oferta

O projeto tem objetivo de promover a inclusão digital e produtiva de públicos em situação de vulnerabilidade social, e espera qualificar 2.000 pessoas – prioritariamente mulheres – até o final de 2022, em cursos com cargas horárias entre 160 e 280 horas/aula. 

Dentre os cursos previstos, estão:
  • Operação de Computador
  • Programação Web
  • Administração de Banco de dados
  • Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
  • Programação de Dispositivos Móveis
  • Programação de Sistemas
  • Administração de Redes
Além do curso de qualificação profissional, participantes do Minas Programando terão acesso a atividades como seminários, workshops, mentorias e conteúdos voltados para orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais.

Desigualdades no mercado de trabalho de TI

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está aquecido e vem oferecendo oportunidades de emprego. Entre 2012 e 2018, o número de estabelecimentos e o de vínculos formais de emprego nesse setor cresceram 7% e 9%, respectivamente, em Minas Gerais. Somado a este cenário, estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indica que até 2024 o Brasil poderá ter um déficit de 270 mil profissionais na área de TIC, sendo que habilidades e competências de programação são apontadas como mais demandadas pelas empresas. Ainda assim, as mulheres representam menos de 40% dos profissionais de TIC, e mulheres negras tem uma participação ainda mais restrita, o que sugere um contexto de desigualdades de gênero e raça no acesso aos postos de trabalho do setor.

Dessa forma, são fundamentais projetos de inclusão produtiva, como o Minas Programando, para que os empregadores não sofram com escassez de mão de obra qualificada e para que toda a população, principalmente a mais vulnerável, tenha as condições de acessar essas oportunidades e se beneficiar do crescimento proporcionado pelo setor.

Inscrições abertas

Curso: Programação com Arduino: Criando Soluções com a Plataforma Tinkercad - 50 vagas exclusivas para mulheres

Instituição ofertante: Vollee

Carga horária: 200 horas

Período de inscrições: até 2 de junho

Início do Processo Socioemocional: 16 de junho

Início da Qualificação em Programação: 11 de agosto

Público-alvo

O processo seletivo para o curso de Qualificação Profissional em Programação com Arduino, destina-se a mulheres, maiores de 18 (dezoito) anos, com ensino médio completo.

Para se matricular é necessário que a interessada resida na microrregião de Montes Claros *(Bocaiúva, Brasília de Minas, Campo Azul, Capitão Enéias, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Ibiracatu, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Juramento, Lontra, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Patis, Ponto Chique, Pirapora, Salinas, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Taiobeiras, Ubaí, Varzelândia, Verdelândia).

Por que participar?

Serão ofertadas 200h de curso de Qualificação Profissional em Programação com Arduino, exclusivas para mulheres, além disso contemplará conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, oferta de mentorias e workshops.

Cursos Ofertados

De forma gratuita, 50 vagas, de 200 horas de duração, na modalidade Educação a Distância (EAD) para Programação com Arduino

Como participar?

A primeira etapa da seleção, de caráter classificatório, se dará por meio de teste de conhecimento básico aplicado via formulário online no ato da inscrição:

Para se inscrever, clique aqui!

O período de inscrição será entre o dia 17 de maio de 2021, até o dia 2 de junho de 2021.

A divulgação do resultado será pelo site da Sedese.

As 100 (cem) candidatas selecionadas deverão confirmar a matrícula respondendo o email que será enviado ao endereço digital cadastrado na inscrição, para iniciarem a segunda etapa da seleção.

A segunda etapa da seleção, de caráter classificatório, será por meio de realização de teste testes vocacionais online (Rede Cidadã) e 40 horas de curso socioemocional a serem ofertados pela Vollee (20 horas) e pelo SebraeDelas (20horas).

Serão selecionadas 50 (cinquenta) alunas que melhor se adequarem ao perfil do curso.

Dúvidas decorrentes desta divulgação poderão ser direcionadas para o e-mail:
minasprogramando@social.mg.gov.br

CAMISETA NOVO30 LARANJA (FEMININA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist