Pular para o conteúdo principal

Minas Gerais abre caminhos

Os conceitos de mobilidade individual e de transporte de cargas sobre rodas estão passando por grandes transformações que, na estimativa de especialistas, serão concretizadas já na próxima década. Mudanças que começam pela tecnologia ofertada, com abandono dos motores a explosão, alimentados predominantemente por derivados de petróleo, poluentes e de baixa eficiência energética, por fontes limpas.

Editorial Diário do Comércio 


Primeiro, num ciclo já iniciado, com a introdução de sistemas híbridos, que combinam motores convencionais e elétricos, que anteciparão o uso pleno da eletricidade, que deverá ser predominante já na próxima década. Esta deverá ser uma etapa intermediária, enquanto se consolida a tecnologia que possibilita a tecnologia de uso do hidrogênio.

Perto de completar 150 anos, serão as maiores mudanças experimentadas pela indústria de material de transporte, que se complementarão com a crescente utilização de eletrônica embarcada, que pode culminar com a oferta de veículos autônomos, que não dependerão de condutores humanos.

Mudarão também os próprios conceitos de mobilidade, entre outros aspectos com o possível fim do conceito de propriedade individual dando lugar ao uso compartilhado. São mudanças que estão em marcha, com mais velocidade em países como a China e Estados Unidos, e para as quais o Brasil precisa estar muito atento, conforme em diversas ocasiões apontamos neste espaço.

Este também o preciso motivo para que os mineiros, cuja economia voltou a ser a segunda maior do País, superada apenas por São Paulo, tenham motivos de sobra para comemorar a confirmação do investimento de R$ 25 bilhões no município de Nova Lima e destinados à implantação de um complexo industrial centrado na produção de veículos elétricos, de passageiros e de cargas, além de baterias e sistemas de carga. Anuncia-se que as obras começarão ainda neste ano para que, em 2023, comece a produção que poderá envolver até 10 mil trabalhadores em sua plena operação.

Resumindo, o Estado está saindo na frente, está antecipando o futuro que tende a impactar muito positivamente toda a cadeia de fornecedores diretos, a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Tudo isso para dar ao parque automotivo local uma nova dimensão.

Num momento de tantas dificuldades e incertezas, este movimento ao que tudo indica será a grande marca do processo de retomada da economia regional, com evidente impacto nacional e até internacional, numa espécie de reedição da grande aventura que foi a implantação da Fiat em Betim, nos anos 70 do século passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist