Pular para o conteúdo principal

Vacinação faz despencar casos e mortes de Covid em povos indígenas de Minas Gerais

Quase 90% da população que vive em aldeias receberam a segunda dose, segundo a SES

Por Thais Pimentel | G1 Minas — Belo Horizonte

Até esta sexta-feira (23), 88,72% da população de indígenas que vivem em aldeias de Minas Gerais receberam a segunda dose da vacina contra a Covid -19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ainda de acordo com a pasta, 95,35% das 7.472 pessoas deste público já foram imunizadas com a primeira dose.

Esta alta cobertura tem provocado queda nos casos graves da doença em vários povos do estado. Ao todo, são 85 aldeias espalhadas por 19 cidades. Algumas delas deixaram de registrar a presença do coronavírus.

É o caso dos Kaxixó que vivem em três aldeias no estado. Uma delas fica em Martinho Campos e as outras duas em Pompéu, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.

"Já completamos 90 dias desde a primeira aplicação. Desde então não tivemos novos casos”, disse Otávio Kaxixó, uma das jovens lideranças da tribo e estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

São 32 famílias de indígenas da etnia que vivem nas três aldeias, cerca de 100 pessoas. Antes da vacina, 14 pessoas foram contaminadas.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, 663 indígenas de Minas Gerais e do Espírito Santo – muitos vivem em territórios entre os dois estados - tiveram Covid-19. Seis delas morreram.

Entre as vítimas está um membro do povo Pataxó. Grande parte da etnia vive ao longo do rio Paraopeba, contaminado pela lama da Vale após a tragédia de Brumadinho, que matou 270 pessoas em 2019.

“Quase metade da aldeia aqui ficou doente com Covid”, disse o cacique Arakuã Pataxó, da aldeia Naô Xohã em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dos 52 indígenas que vivem no local, cerca de 20 pessoas tiveram a doença.

Depois do início da vacinação, os casos graves diminuíram. “Só casos de sintomas leves agora”, disse o cacique.

De acordo com a SES, 66,90% dos grupos prioritários tomaram a primeira dose no estado. Destes, 26,93% receberam a segunda dose.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist