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sexta-feira, 9 de abril de 2021

Índice de Transformação Digital do Governo de Minas atinge 70%

Percentual diz respeito a etapas dos serviços públicos estaduais que são digitais

Agência Minas

O Índice de Transformação Digital do Governo de Minas atingiu a marca de 70%. Isso significa que 70% das etapas que compõem os serviços prestados pelo Estado para a população são realizadas digitalmente, sem necessidade de comparecimento do cidadão a uma unidade de atendimento presencial. Em 2018, o índice era de 48% e a previsão é que chegue a 80% até o fim da atual gestão.

As iniciativas de transformação digital do Governo de Minas são realizadas por meio do Programa Minas Atende, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que tem como objetivo aproximar o cidadão dos serviços públicos.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, o status de transformação digital alcançado reflete o esforço do Estado em tornar os serviços públicos mais acessíveis e simplificados para os cidadãos, que não precisam mais se deslocar para realizar atividades como emissão de documentos e registro de boletins de ocorrência, entre outros.

“A digitalização dos serviços é uma tendência mundial e também um reflexo da pandemia, que levou os gestores a repensarem o atendimento aos cidadãos. Estamos atuando junto aos órgãos estaduais para disponibilizar, cada vez mais, etapas digitais, permitindo que os cidadãos acessem serviços sem sair de casa, ou com agendamento on-line, para que eles possam se planejar antes de ir a uma unidade de atendimento presencial, sem enfrentar filas ou lidar com atrasos”, avalia Rodrigo.

Digitalização

Em maio de 2020, o Índice de Transformação Digital de Minas Gerais era de 60%. Entre os serviços que foram digitalizados nos últimos meses e contribuíram com a elevação para 70% está a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. Os cidadãos agora podem solicitar os documentos diretamente no MG app, aplicativo oficial do Governo de Minas, sem precisar comparecer a um cartório.

Outra novidade é o registro de boletim de ocorrência de violência doméstica, que, desde o último mês, pode ser feito pelo MG app, assim como os de perda de documentos e objetos e acidente de trânsito sem vítima.

Serviços

O Governo de Minas disponibiliza atualmente 1.020 serviços no Portal MG (www.mg.gov.br). Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 2.705 etapas, sendo 662 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1.412 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual. São 1.076 as etapas presenciais.

“Algumas etapas presenciais de serviços estaduais já têm potencial de digitalização. Mapeamos essas possibilidades e pretendemos atingir o índice de 80% até o final de 2022”, afirma o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.

O diretor explica que algumas etapas de serviços presenciais não podem ser transformadas para o formato eletrônico, uma vez que demandam, necessariamente, a presença do usuário, como doações de sangue e captação da biometria. Em outros casos, a mesma etapa do serviço pode ser realizada tanto digital quanto presencialmente, para garantir que os cidadãos sem acesso à internet ou a computadores, por exemplo, sejam contemplados.

Segundo Bruno Notini, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental que atua na Diretoria Central de Atendimento Eletrônico, é preciso inovar e usar a tecnologia para aproximar o cidadão do Governo. “Nosso grande compromisso é criar serviços digitais simples, rápidos e que ajudem o cidadão a solucionar os problemas do dia-a-dia, seja para obter uma nova via da carteira de identidade ou para resolver pendências de automóvel no Detran, por exemplo”, destaca.

Para saber mais sobre a digitalização de serviços do Estado ou de órgãos e entidades específicos, acesse o Mapa de Transformação Digital clicando aqui (https://www.mg.gov.br/conteudo/atendimento/minas-atende). O Mapa é uma ferramenta interativa desenvolvida com objetivo de dar transparência ao processo de digitalização. É possível aplicar filtros por período, serviço e instituição.

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