Pular para o conteúdo principal

Cultura de Rio das Ostras marca presença no II Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ

Os participantes do II Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro vão conhecer um pouco mais sobre o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, principal sítio de interesse histórico-cultural na área do geoparque de Rio das Ostras. A apresentação será nesta sexta-feira, dia 30, de forma virtual e fica por conta da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis.

Prefeitura de Rio das Ostras

A segunda edição do workshop, que conta com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), está sendo realizada de forma virtual e tem como objetivo tanto divulgar o projeto dos geoparques quanto estreitar os laços de parceria com os novos gestores que tornam único o território que compreende 16 municípios costeiros: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba | Divulgação

De acordo com Kátia Leite Mansur, uma das responsáveis pelo Projeto, o objetivo é trabalhar para manter as riquezas naturais e culturais dos geoparques. “Além de fazer uma aproximação com os novos gestores municipais, a ideia é manter as ações para manutenção das áreas, criando uma rede sustentável da sociedade baseada nas riquezas e tradições culturais de cada cidade. Também pretendemos, daqui um tempo, dar entrada, na Unesco, no Selo Internacional dos geoparques”, ressaltou.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a participação de Rio das Ostras é importante. “Nós temos no Município algumas áreas que são consideradas como geoparques, como a Costões Rochosos, a Praia de Mar do Norte e a APA da Lagoa de Iriry. No entanto, temos também o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, que é considerado o principal sítio de interesse histórico-cultural na área do geoparque. A ideia é apresentar a história e a cultura de nossa Cidade, ressaltando a sua importância no desenvolvimento do Município”, esclareceu.

MUSEU DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA 

Considerado um dos poucos museus “in situ” do Brasil, ou seja, com materiais expostos da forma como foram encontrados, o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba conta ainda com objetos de adorno e conchas características da ocupação dessa antiga civilização, que habitou a Região entre 4 mil e 2 mil anos.

Peças e objetos históricos localizados em outros sítios demarcados na Cidade também integram o acervo permanente do local.

No museu, que tem uma finalidade didática, está exposto o Busto do Sambaquiano reconstituído artisticamente por Clara Arthaud. Outros destaques são a maquete assinada pelo artista plástico Roberto Sá e o painel de Francischetti, que reproduzem a cultura e o habitat dos sambaquianos de Rio das Ostras.

O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e a Casa de Cultura Bento Costa Júnior são unidades da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

GEOPARQUES 

Os geoparques podem ser considerados como soluções do Século 21 para geoconservação de áreas relevantes, a partir do seu uso geoturístico e educacional e do comprometimento das populações residentes no território. Também são áreas geográficas únicas e unificadas onde os sítios e paisagens com significância internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist