Pular para o conteúdo principal

Presídio de Novo Cruzeiro se torna referência no Vale do Jequitinhonha

Antiga cadeia ganhou novas áreas e celas; ambiente está mais humanizado para servidores e presos

Agência Minas

A última parte da reforma do Presídio de Novo Cruzeiro I, no Vale do Jequitinhonha, foi entregue nesta semana e conclui o processo de transformação do espaço. A antiga cadeia pública se tornou presídio em 2014, quando sua gestão foi assumida pela atual Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De lá para cá, passou por inúmeras reformas, trazendo melhorias significativas para o ambiente prisional.

Sejusp / Divulgação

O presídio ganhou muralha, portaria, novas instalações elétricas e hidráulicas, salas administrativas, alojamento, refeitório, parlatórios, oficina de máscaras e depósito para guardar material e ferramentas usados na horta. Todas as celas foram reformadas e mais uma foi construída, com dez vagas, além da instalação de concertinas, letreiro, iluminação externa e pintura de toda unidade. O pátio de banho de sol também passou por melhorias e ganhou uma quadra.

Construída nos fundos do terreno, a horta produz semanalmente 100 kg de verduras, legumes e hortaliças. Os alimentos são doados para o Hospital São Bento de Novo Cruzeiro, instituição filantrópica que atende pacientes carentes. Uma parceria com a Emater-MG proporciona que um profissional da instituição acompanhe toda a produção e plantação, que é orgânica, sem nenhum produto químico.

Destaque, ainda, para uma oficina de costura que, atualmente, produz 400 máscaras de TNT todos os dias. O material é utilizado para proteção contra a covid-19.

Ideia

A ideia, o projeto, a arrecadação de recursos e o monitoramento da reforma foram feitos pelo policial penal Bruno Rocha, gerente de produção da unidade. Natural de Novo Cruzeiro, o servidor conta que passar em frente à antiga delegacia sempre fez parte de sua vida. Em 2014, foi trabalhar no recém-assumido presídio e, vendo as condições do local, começou a planejar a reforma. Juntamente com a direção da unidade, deu início à busca por formas de revitalizar o presídio.

"É muito gratificante ver essa reforma pronta, principalmente porque a população da cidade abraçou a causa e ajudou com o que pôde - e pessoas querendo ajudar um presídio é algo raro", conta Bruno. "Eu sinto orgulho de poder ter contribuído da melhor forma possível, por ter dado certo e sermos agora uma unidade muito segura e referência para a região. Hoje, a unidade prisional é vista como um dos prédios públicos mais bonitos da cidade”, comemora.

Mudanças

O antes e o depois do presídio chamam a atenção. A reforma uniu diversos poderes e instituições e foi realizada a partir de uma espécie de mutirão. Boa parte do material usado nas obras foi doado pela prefeitura e por comerciantes de Novo Cruzeiro e de outros municípios da região. A Sejusp também enviou latas de tintas e concertinas. A unidade ainda recebeu R$ 155,2 mil provenientes de verbas pecuniárias do Poder Judiciário.

Diretor regional da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Oseas Chaves Neiva, elogia a gestão do presídio e o resultado final das intervenções. "A unidade ficou maravilhosa. Para mim, é uma das melhores unidades do sistema prisional de Minas e é referência na nossa Risp", destaca o diretor regional. "Os diretores estão de parabéns, não só o atual, como os antigos, que começaram o trabalho e a direção atual deu continuidade. Vemos um bonito exemplo onde a prefeitura acolheu o sistema prisional. É orgulho para a cidade de Novo Cruzeiro e para nós policiais penais", completa.

Todo o trabalho foi executado por 15 presos da unidade, juntamente com servidores e funcionários terceirizados disponibilizados pela prefeitura. Os detentos selecionados tinham conhecimento técnico nas áreas de construção civil, pintura, elétrica e hidráulica. Pelo trabalho realizado, eles terão remição de pena, quando a cada três dias de trabalho, um é reduzido da sentença.

Para o diretor-geral do presídio, Bruno Guimarães, excelência é a melhor palavra para descrever a finalização dessa grande reforma. "O trabalho foi realizado por uma forte união, em que Poder Judiciário, prefeitura e sociedade — representada pelos comerciantes — contribuíram para tamanha transformação. O Presídio de Novo Cruzeiro agora dará mais dignidade para o cumprimento da pena pelos presos, mas principalmente mais dignidade para os policiais penais e servidores, ao oferecer um ambiente de trabalho mais confortável, seguro, salubre e organizado para execução de nossas funções”, reforça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist