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População pode ajudar a tornar dados públicos ainda mais acessíveis em Minas Gerais

Projeto amplia participação social e conta com o apoio dos cidadãos mineiros para aprimorar a usabilidade do Portal da Transparência

Agência Minas

Com o objetivo de melhorar a interface do Portal da Transparência de MG e tornar as informações públicas ainda mais acessíveis para a população, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e o Laboratório de Inovação em Governo (LABmg), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro (FJP), iniciaram o projeto Experiência do Usuário no Portal da Transparência.

CGE-MG / Divulgação

De acordo com a superintendente Central da Transparência da CGE-MG, Soraia Dias, embora o portal já realize a divulgação dos dados públicos, valorizando a transparência e fortalecendo o controle social, a meta agora é dar mais um passo adiante.

"A partir desse projeto, avançamos em uma nova etapa na transparência pública e ampliamos a participação social. Queremos ouvir cidadãos, jornalistas, pesquisadores e interessados, e vamos receber suas sugestões e colaborações para melhorar de fato a usabilidade do portal", afirma Soraia.

Iniciado em fevereiro pelas instituições, o projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência” prevê a realização de entrevistas, pesquisas por meio de formulário e testes de usabilidade.

Essas ferramentas vão ajudar a identificar as necessidades dos usuários, entender suas dificuldades e, assim, entregar uma interface mais intuitiva, que facilite a navegabilidade, análise e a compreensão das informações. Além disso, a iniciativa também pretende mapear outros dados não disponíveis no portal, mas que podem vir a ser disponibilizados conforme a demanda dos usuários.

O formulário de pesquisa sobre o Portal da Transparência pode ser acessado até 30/3 neste link. Participe!

Transparência é regra

Minas Gerais tem se firmado como um dos Estados mais compromissados com a transparência das informações públicas.

Prova disso é que, ao longo de 2020, organizações não governamentais independentes avaliaram a qualidade dos dados e informações disponibilizados pelo Portal da Transparência de MG relativas à pandemia, posicionando o Governo do Estado sempre entre as primeiras posições.

Além disso, inovações e aprimoramentos na disponibilização de informações públicas são constantes. No último ano, por exemplo, diversas funcionalidades foram incorporadas ao Portal da Transparência - www.transparencia.mg.gov.br - com o objetivo de aumentar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários do Portal. Confira, a seguir, algumas dessas funções agregadas ao site:
  • consulta do histórico mensal da remuneração de determinado servidor numa mesma página, bem como a possibilidade de realizar o download desse histórico;
  • descaracterização de dados pessoais;
  • inclusão da possibilidade de marcar e desmarcar todos os checkboxes nas pesquisas avançadas;
  • inclusão de modos de pesquisa adicionais na consulta restos a pagar;
  • incorporação de fale conosco centralizado; integração com o SIAFI - campo histórico do empenho;
  • inclusão da memória de cálculo do valor pago.
Dados abertos e outros destaques

Minas Gerais lançou, ainda, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. A plataforma tem por objetivo ser ponto de referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes e turismo.

Além disso, com o intuito de aumentar a qualidade dos dados e metadados publicados, os novos conjuntos de dados serão documentados conforme padrão de metadados legível por máquina. Isso possibilita, por exemplo, a validação automática se os dados estão em conformidade com a documentação.

Minas também evoluiu na seara da transparência passiva. Ao longo de 2020 foram elaboradas estratégias para otimizar o atendimento dos órgãos e entidades, buscando qualidade da informação e tempestividade nas respostas. Apenas em 2020, foram mais de 5 mil demandas recebidas por meio do e-sic do Portal da Transparência.

A Controladoria-Geral do Estado de MG publicou, ainda, súmulas administrativas pelo fortalecimento da transparência. Confira os documentos em www.controladoriageral.mg.gov.br.


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