Pular para o conteúdo principal

Municípios da onda roxa em Minas Gerais irão receber mais doses de vacina

Nesta sexta-feira (5), Estado começou a distribuir doses recebidas, e optou por dar atenção especial às cidades que estão com mais casos da doença

Por Letícia Fontes | O Tempo

Minas Gerais irá priorizar o envio da sexta remessa de vacinas contra a Covid-19, recebida pelo Estado, aos 60 municípios pertencentes a onda roxa do programa Minas Consciente. Serão 2.280 doses a mais do que as previstas incialmente destinadas às regiões Noroeste e Triângulo Norte do Estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5), em coletiva de imprensa no Aeroporto da Pampulha, de onde as doses saíram para as 28 regionais de saúde. Procurado, o governo do Estado não informou a quantidade de doses que cada município irá receber com essa nova remessa. 

Governo de MG começa entrega de novo lote de vacinas por municípios da onda roxa | Letícia Fontes/ O Tempo

De acordo com o Secretário Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, além de priorizar o envio das vacinas as cidades mais afetadas pelo coronavírus, os novos imunizantes serão destinados a imunização de 46% dos idosos de 80 a 84 anos no Estado. A previsão é que a nova remessa de vacinas imunize também mais 1% dos profissionais de saúde. Segundo Cabral, até o momento, Minas Gerais já imunizou 84% dos profissionais.

“Dentro da restrição de imunizante no país todo avaliamos que a entrega está sendo feita dentro de um planejamento, que está sendo feito da melhor forma possível. Tudo é feito dentro de um critério epidemiológico e para que se evite um esgotamento da rede assistencial”, pontuou o secretário.

A previsão é que as vacinas cheguem hoje a maioria dos municípios mineiros. A exceção será das cidades de Pedra Azul, Timóteo, Governador Valadares e Teófilo Otoni, que devem receber os imunizantes na próxima segunda-feira (8). Segundo o governo do Estado, o motivo da demora é a distância dos municípios. “É uma questão de logística. A partir da próxima vez iremos estabelecer uma logística única para que não haja divergência. Estamos evitando também entregar no fim de semana, a notícia que temos é que terá mau tempo”, afirmou Cabral.

Ainda segundo o Secretário Adjunto de Saúde, Minas Gerais não pretende comprar vacinas por conta própria. “Estamos seguindo o critério epidemiológico, o planejamento está sendo feito da melhor forma possível. Se o Estado comprasse, nós não teríamos prioridade na fila, nós certamente executaríamos depois do governo federal. Imagina gastar dinheiro público e comprar para o Ministério da Saúde entregar antes? Seria uma compra irresponsável, inoportuna“, questiona Marcelo Cabral.

Minas Gerais já recebeu, até o momento, 1.813.780 doses de vacinas anti-Covid. O balanço de vacinação da SES-MG mostra que 605.225 pessoas já receberam a primeira dose, e 290.176, as duas doses, o equivalente a 1,36% da população completamente imunizada.

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que ainda aguarda informações sobre o quantitativo de doses das vacinas que será repassado ao município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a PBH fará a retirada dos imunizantes assim que autorizada e tão logo tenha este número, os novos grupos prioritários serão anunciados na cidade.

"Minas Gerais não está em colapso"

Nesta semana, diante da alta na ocupação de leitos da rede de saúde particular na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, pacientes precisaram ser transferidos da cidade para o interior de São Paulo.

Apesar da situação, o secretário adjunto de saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, negou que o Estado esteja colapsado. “Não há desassistência estado, não evidência colapso. Isso não tem nada a vê com o Sistema Único de Saúde, o governo de Minas não enviou nenhum paciente para nenhum Estado, nós, inclusive, recebemos em Uberaba pacientes de Manaus. Isso foi a saúde privada, que tem outra legislação”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist