Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio
O governador Romeu Zema (Novo) e outros líderes estaduais atuarão em sistema de consórcio para comprar doses da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V.
Em vídeo postado em suas redes sociais, Zema disse que o governo federal está assumindo o compromisso de adquirir todas as vacinas que forem disponibilizadas. Mas ponderou que caso ele (o governo) não tenha interesse, os estados irão adquiri-las.
“O dia foi intenso. O primeiro compromisso foi visitar a empresa farmacêutica União Química, que está iniciando a produção da vacina Sputnik no Brasil. A partir de abril, teremos milhões de vacinas para atender o povo mineiro e o brasileiro”, comentou.
A Sputnik V, desenvolvida pelo estatal Instituto Gamaleya, de Moscou, ainda não tem registro nem autorização para uso emergencial no Brasil, mas já vem sendo aplicada na Rússia e em outros países, como a Argentina. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já anunciou que, ainda assim, irá adquirir 20 milhões de doses do imunizante russo para o estado de São Paulo.
Em Brasília, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que a farmacêutica entregou os documentos para obter autorização para uso emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que haverá empenho de todas as partes para que se tenha condições de até a próxima semana ter um posicionamento sobre a aprovação da vacina.
Logo após, os governadores se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar da gestão da pandemia. “Dissemos que o governo federal precisa auxiliar mais estados e municípios neste momento em que os casos da pandemia estão aumentando. Falamos ainda sobre o auxílio emergencial que também é muito importante”, completou o governador mineiro.
Zema encerrou o vídeo ressaltando a importância da vacinação, dizendo que somente a imunização em massa vai resolver a questão da pandemia definitivamente. Mas alertou que até que a vacina seja disponibilizada para todos, é preciso fazer o que está ao alcance de cada um.
“O sistema de saúde de Minas (neste período de pandemia) nunca esteve tão ocupado como nos últimos dias. Peço, mais uma vez, que mantenham todos os cuidados: distanciamento, uso de máscaras, medidas de higienização. Tudo isso é fundamental neste momento em que nosso sistema de saúde passa por um estresse”, concluiu.
Vacinação
De acordo com o painel de vacinação disponibilizado pelo governo de Minas Gerais, das 1,528 milhão de doses recebidas do Ministério da Saúde, 1,254 milhão já foram enviadas aos municípios. Deste total, pouco mais de 629 mil já foram aplicadas em primeira dose e outras 264 mil em segunda.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário