Pular para o conteúdo principal

Governo de Minas Gerais irá repor doses de vacina perdidas em Igarapé ainda nesta semana

Relatório enviado pela prefeitura identificou uma falha na câmara fria, equipamento responsável por acondicionar, em temperaturas adequadas, os insumos contra o coronavírus

Por Gabriel Moraes | O Tempo

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que concluiu nessa terça-feira (16) a apuração a respeito das 229 doses da vacina contra o coronavírus perdidas em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte. Foi constatado que elas perderam validade devido à temperatura e, com isso, elas serão repostas ainda nesta semana.

Município havia recebido três lotes com os imunizantes, sendo 210 doses da vacina Astrazeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 da Coronavac | Prefeitura de Igarapé / divulgação

Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Josianne Dias Gusmão, objetivo é garantir que o público prioritário seja vacinado conforme previsto. “A reserva técnica de 5% do quantitativo total enviado pelo Ministério da Saúde é feita justamente para casos de perda. De forma planejada, foi mantido na Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte, um contingente técnico de reserva, que atualmente conta com 3.120 doses da vacina”, afirma.

Conforme o Executivo, o relatório enviado pelo município identificou uma falha na câmara fria – equipamento responsável por acondicionar, em temperaturas adequadas, os insumos. Após levantamento feito, as equipes da SES concluíram que as doses não poderão ser utilizadas devido à exposição a temperaturas acima do recomendado.

Tanto a Coronavac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da AstraZeneca, da Fiocruz, devem ser armazenadas entre 2°C e 8°C. “Se ultrapassar essa temperatura ou se ela ficar abaixo de 2°C, a vacina precisa ser avaliada. Nesse caso, o município preenche um formulário padronizado pelo Ministério da Saúde (MS) com informações, por exemplo, sobre o tempo que essa vacina ficou fora do acondicionamento adequado, se houve falha de energia ou se foi falha do equipamento", explica Josianne.

Investigações

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também está investigando o caso. O inquérito foi instaurado e, até a próxima sexta-feira (19), cinco servidores da Policlínica Municipal Inácio Caetano de Andrade, onde as vacinas estavam, serão ouvidos. A previsão é a de que o laudo fique pronto em até 30 dias.

Já o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou inquérito na última segunda-feira (15) para apurar o fato. No documento, o promotor de Justiça da comarca de Igarapé, André Salles Dias Pinto, pede que a prefeitura do município apresente informações, em até dez dias, sobre os dados funcionais de todos os servidores que trabalham na policlínica, inclusive o do gerente do local.

Doses

O município de Igarapé recebeu do governo estadual três lotes com os imunizantes contra a Covid-19, sendo 210 doses da vacina Astrazeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 doses da vacina Coronavac – 402 destinadas à aplicação de primeiras doses e 202 para as segundas doses.

A prefeitura pontuou que do total de doses de Coronavac, até a sexta-feira passada (12), já tinham sido aplicadas 375, sendo que 284 pessoas no município já tinham recebido a primeira dose da vacina e outras 91 tiveram o ciclo de imunização concluído com a aplicação da segunda dose.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist