Pular para o conteúdo principal

Presos de Lavras (MG) fabricam casas de madeira para ajudar ONG que acolhe animais abandonados

Venda das peças será revertida para a compra de ração fornecida aos abrigados na instituição. Estão sendo produzidas casas para cães, gatos e pássaros

Agência Minas

O amor pelos bichanos mobiliza servidores e detentos do Presídio de Lavras, no Sul de Minas.

Sejusp / Divulgação

A unidade está empenhada em ajudar a ONG Associação Animais Nossos Irmãos, com a construção de casinhas de madeira para cães, gatos e pássaros, que ficarão em consignação em petshops e lojas de produtos agropecuários da cidade. O dinheiro arrecadado com a venda das peças será investido na compra de alimentos para os cães acolhidos pela ONG.

Segundo representantes da organização, são necessários aproximadamente 75Kg de ração por dia para alimentar os mais de 130 cães atualmente abrigados na instituição. São animais encontrados nas ruas em situação de abandono e risco. Muitos, inclusive, estão doentes, são idosos ou filhotes.

Para ajudá-los, quatro presos habilidosos estão comprometidos em transformar madeiras inutilizadas em casas para cães, que podem ser vendidas no comércio local.

Profissionalização e solidariedade

O diretor do Presídio de Lavras I, Evandro Dias, explica que os diferentes modelos de casinhas que estão sendo produzidas pelos detentos serão entregues às lojas parceiras na medida em que ficarem prontas. A previsão é de que os custodiados, inicialmente, confeccionem cerca de 20 unidades voltadas para cães.

O preço médio deste produto em lojas especializadas gira entre R$ 150 e R$ 200. “Este é um dos projetos realizados na marcenaria, que, assim como outros, representa profissionalização e envolvimento em questões de solidariedade, cidadania e autoestima”, destaca o diretor.

No final do ano passado, também foram fabricados na marcenaria da unidade prisional brinquedos para crianças atendidas em instituições filantrópicas e, ainda, para os filhos dos detentos. Neste ano, as atividades continuam e devem ser ampliadas para a fabricação de móveis, sempre com foco na responsabilidade social.

A marcenaria instalada dentro do presídio conta com a mão de obra de quatro detentos, e a madeira utilizada na fabricação dos itens é doada por serrarias e madeireiras da cidade. O maquinário e os materiais usados na oficina - como pregos, cola e tintas - são contribuições da Associação Lavrense para Assuntos de Segurança Pública (Alasp).

Dedicação

A tesoureira da ONG, Rosangela Malfitano Carvalho, esteve no presídio para conhecer pessoalmente a marcenaria e o trabalho dos detentos. “Está tudo muito bem feito, de excelente qualidade e acabamento. Vamos conseguir vender rapidamente as casinhas para conseguir comprar ração para os animais, pois a alimentação representa o nosso maior gasto”, diz.

Há mais de nove anos, a instituição acolhe cães em situação de vulnerabilidade em Lavras. A parceria com o presídio tem quase o tempo de atuação da ONG, que funcionava com o trabalho de presos no sítio onde os animais são atendidos.

“A pandemia da covid-19 fez com que o trabalho dos presos fosse suspenso, mas eles ajudavam bastante na limpeza e na alimentação dos animais. Tudo era feito com muito carinho e respeito”, relata Rosangela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist