Minas Gerais entra em acordo com Reino Unido para impulsionar desenvolvimento verde - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Minas Gerais entra em acordo com Reino Unido para impulsionar desenvolvimento verde

Objetivo é promover o desenvolvimento econômico e sustentável rumo à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), marcada para 2021 em Glasgow

Por Adriana Dorante | Portal Solar

O Governo do Estado de Minas Gerais assinou um acordo com o Reino Unido com a intenção de promover o desenvolvimento econômico sustentável rumo à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), marcada para 2021 em Glasgow. A assinatura do Memorando de Entendimento entre o governo mineiro e o Reino Unido aconteceu no início do mês, em Belo Horizonte, tornando Minas o primeiro Estado do País incluído nesse acordo.

Governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO-MG) | Divulgação

Agora, Minas está envolvida na campanha global “Race to Zero”, que objetiva a neutralização de emissões e a descarbonização devido às mudanças climáticas mundiais. Na ocasião, o governador Romeu Zema e a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Liz Davidson, Minas Gerais formalizou a intenção de promover o desenvolvimento econômico sustentável e de se

“Estou muito honrado em saber que Minas está na vanguarda assinando esse compromisso e que pode dar exemplo para outros estados. Sabemos que a redução de emissões não tem sido algo prioritário no Brasil, mas quero lembrar que aqui trataremos essa pauta com o maior respeito e empenho. Muita coisa no setor público não depende só de recursos. Precisamos ser criativos e buscar soluções que nunca foram buscadas”, afirmou o governador Romeu Zema presente na formalização do acordo, juntamente com a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Liz Davidson.

Na ocasião, o governador destacou como exemplo do esforço rumo a uma agenda verde, a ampliação dos investimentos em geração de energia fotovoltaica. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Minas Gerais lidera entre os estados brasileiros na geração solar tanto na categoria centralizada quanto na distribuída, com potência instalada em operação de 529 MW e 800 MW, respectivamente.

O estado conta com o programa Sol de Minas, criado para alavancar o protagonismo do estado no setor de energia fotovoltaica em relação ao Brasil. Grande parte do volume de investimentos atraídos em Minas Gerais é para o setor de energia limpa, gerando oportunidades para as regiões norte e nordeste.

A adesão de Minas ao acordo vai gerar ganhos demais receitas e empregos, na avaliação da embaixadora Liz Davidson. “Governos estaduais têm papel chave nisso e estão sendo convidados a participar da ‘corrida ao zero’ assumindo também esse compromisso. O Reino Unido quer reduzir em 68% a emissão até 2030. O Brasil tem enormes vantagens comparativas para se posicionar como uma economia verde. As medidas de baixo carbono resultariam em um aumento acumulado de R$ 2,8 trilhões em 2030, e 2 milhões de empregos a mais em 2030, principalmente no setor de indústria e serviços”, destacou.

O ponta pé inicial para intensificar o relacionamento entre Minas e o Reino Unido foi aconteceu em 2015, com a decisão do governo britânico em criar o Consulado do Reino Unido em Belo Horizonte. A partir daí, Minas Gerais foi selecionada como local de preparação da delegação britânica para os Jogos Olímpicos de 2016 e ocorreram cooperações nas temáticas da educação, parcerias público-privadas, água e saneamento, entre outras.

O acordo também inclui a intenção de cooperação em mais áreas para promoção do desenvolvimento sustentável, uma vez que envolve também as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Meio Ambiente (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), além da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Agora, o governo de Minas e o Reino Unido vão estabelecer ações voltadas ao enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, bem como à transição energética e, a partir disso, elevar Minas Gerais a um Estado referência na temática no Brasil e apresentá-lo como tal na COP26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here