Pular para o conteúdo principal

Produtora rural investe na criação de peixes aos 84 anos

Projeto para construção de pequeno tanque foi elaborado pela Emater-MG

Agência Minas

Os 84 anos de idade não são obstáculo para a produtora Julieta Moreira, que mora no município de Cachoeira da Prata, região Central de Minas Gerais. Ela cuida praticamente sozinha do sítio Santa Edwiges, de quatro hectares, onde produz de tudo um pouco: frutas, mandioca, amendoim, hortaliças, milho, feijão, além de pequenas criações de galinhas e porcos.

Dona Julieta e a técnica da Emater-MG de Cachoeira da Prata, Janaina Pardinho | Divulgação / Emater-MG

A disposição da dona Julieta na lida com as atividades no campo parece não ter fim. Há pouco tempo, ela descobriu uma nova paixão: criar peixes. Para isso, ela precisava construir um tanque. Foi aí que surgiu a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que desenvolveu um projeto para resolver a questão.

Tanque

Como no sítio também há pequenas plantações, a proposta apresentada pela Emater-MG foi de escavar um tanque que pudesse servir tanto para irrigação quanto para a criação de peixes. O coordenador de Fruticultura da empresa, Juscelino Rabelo, desenvolveu o projeto de um tanque que poderia ainda ser abastecido com a água da chuva.

O tanque tem dimensões de 15 x 4 metros, com 1,2 metro de profundidade, com o fundo coberto por lona de silo. O maquinário para abertura foi cedido pela prefeitura. Dona Julieta, por sua vez, providenciou o material e a mão de obra. Para aproveitar a água da chuva, foram usadas calhas no telhado da casa, conectadas ao tanque.

Produção

O peixe escolhido para a criação foi a tilápia. A primeira produção foi retirada este ano. “Deu muito certo. Foi muita fartura. E resolvi colocar mais peixe agora”, comemora dona Julieta.

Ela conta que, no ano passado, comprou 300 alevinos. Há pouco tempo, colocou 500 no tanque. Os bons resultados chamaram a atenção da vizinhança. Um produtor que mora próximo gostou da ideia, também fez um tanque e comprou 200 alevinos. “É fácil de cuidar. Os peixes não dão muita despesa”, afirma dona Julieta.

A técnica da Emater-MG de Cachoeira da Prata, Janaina Pardinho, ressalta que, com a possibilidade de captar água da chuva para abastecer o tanque, o consumo de água proveniente do poço artesiano da comunidade diminuiu. O trabalho também propiciou a melhoria da alimentação da produtora e familiares.

“Tudo que ela põe a mão para fazer dá certo. Ela é muito esforçada, voltada para a agricultura e a pecuária. E sempre procura ouvir as recomendações que passamos para ela”, afirma a técnica.

Dona Julieta revela que toda a primeira produção de peixes foi doada a parentes e conhecidos. Mas acrescenta que, se houver excedente, pensa na possibilidade de comercialização. “A família é grande e tenho muitos amigos. Mas, se sobrar, a gente vende também”, diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist