Pular para o conteúdo principal

Parque Estadual do Itacolomi, em Minas, vai compor trecho da Transespinhaço

Trilhas de longo percurso já são tendências mundiais e expedição criada por voluntários vai colocar Ouro Preto e Mariana no mapa

Nivia Machado | Estado de Minas

O Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais, fará parte do calendário dos amantes de longas caminhadas e do ciclismo de montanha. Voluntários e servidores do parque deram início nesta terça-feira (17) a uma expedição que vai percorrer uma área total de 17km dentro do parque, desde as proximidades do Pico do Itacolomi até Mariana.

Amantes do trekking e do motain bike terão o Caminho de Santiago de Compostela ao estilo mineiro | Divulgação/IEF

Essa fase da expedição tem como objetivo final interligar as trilhas do Parque a outras 19 unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) a propriedades privadas que vão fazer parte de uma super trilha: a Transespinhaço.

De acordo com a gerente do parque, Maria Lúcia Coimbra Cristo, a Transespinhaço é uma trilha de longo percurso, cerca de 1,5 mil quilômetros, que vai envolver 41 cidades mineiras. Ela vem seguindo uma tendência nacional e que já acontece em outros países. A mais conhecida é a de Santiago de Compostela, na Espanha, mas existem outras. “Agora Ouro Preto e Minas Gerais vai entrar nesse mapa de grandes trilhas. Na expedição, primeiramente, vamos identificar em uma unidade de conservação, trilhas que não passem em lugares sensíveis, em lugares que possam causar grandes impactos. Depois faremos o georreferenciamento pensando em uma trilha confortável para o caminhante, mas que também seja um desafio.”

Ainda segundo Lúcia, por onde as trilhas vão passar, elas vão trazer desenvolvimento econômico. “Sempre terá demarcação na trilha de áreas de descanso e alimentação, elas vão trazer para as comunidades que têm um turismo incipiente, uma possibilidade de renda."

Segundo a presidente da Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Minas Gerais e coordenadora geral da Trilha Transespinhaço, Giselle Saraiva de Melo, no Brasil, a Transcarioca já está no mapa das grandes trilhas e por estar 100% pronta serve de base para todas as outras. "Estão sendo implantadas mais de 50 iniciativas que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas, dentre elas a Transmantiqueira, e agora, a Transespinhaço". 

De acordo com Maria Lucia, os gestores públicos e os voluntários do projeto se concentraram nas atividades de implementação, sinalização e manejo dos caminhos ecológicos. “Quando a fase da implementação acabar, nossa trilha mineira será sinalizada e escolhemos a sempre-viva, planta símbolo do cerrado, como a característica da sinalização que vai nortear o caminhante, causando pouco impacto ambiental”.

Sem prazo para terminar, o trabalho é todo voluntário e financiado por meio de campanhas de doação. Além disso, segundo a gerente do parque, existe todo um trabalho com o proprietário para conscientização sobre a importância dessa trilha dentro da propriedade dele e autorização. “É um movimento que agrega pessoas e instituições. A gente tem dado todos os esforços e envolve várias questões como o voluntariado, condições climáticas e financeiras.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist