Pular para o conteúdo principal

Municípios mineiros recebem audiências públicas de regularização fundiária rural

Nove municípios terão, até o próximo dia 11 de dezembro, audiências públicas do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). São eles: Campo Azul, Desterro do Melo, Dores de Guanhães, José Gonçalves de Minas, Presidente Juscelino, Senador Modestino Gonçalves, Taparuba, Ubaí e Verdelândia.

Agência Minas


Paralisadas desde março, em decorrência da pandemia de covid-19, as audiências públicas do programa foram retomadas no início de outubro. Até o momento, 12 cidades de Minas Gerais já tiveram a audiência, que dá pontapé inicial para a regularização de terras devolutas no estado.

Caranaíba, na região Central do estado, está entre cidades que já tiveram a reunião inicial | Seapa / Divulgação

Suporte

O superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura, Pedro Garcia, explica que as audiências têm objetivo de atender o agricultor e esclarecer dúvidas. Nos encontros, detalha Garcia, "informamos sobre a legislação que trata da regularização fundiária em Minas e apresentamos toda a documentação que os interessados deverão levar, na data agendada, para o cadastramento”.

O superintendente lembra, ainda, que o Programa de Regularização Fundiária Rural é considerado projeto estratégico do Governo de Minas. “O programa já vinha sendo realizado e, em 2019, entregamos 1.010 títulos. Este ano, em razão da pandemia, nossa meta será entregar mais 700 títulos, que já estão sendo finalizados pela nossa equipe interna, que providenciará uma agenda para as entregas”, complementa.

Balanço

Das audiências já realizadas desde a retomada dos trabalhos, Pedro Garcia avalia que o saldo foi positivo, com média de 25 a 30 participantes, sendo que, em algumas das 12 cidades, foi realizada mais de uma audiência. A segunda fase, do cadastramento, já está em andamento em parte dos municípios. A ação é feita pela vinculada da Seapa Emater-MG, após acordo técnico.

“O cadastramento ocorre posteriormente às audiências, abrindo um período de aproximadamente duas semanas em que estes produtores poderão levar a documentação informada no primeiro encontro. Depois da entrega destes documentos, será feita uma análise que definirá se a propriedade atende ou não aos requisitos da regularização fundiária”, detalha o superintendente.

Em algumas cidades, as prefeituras requisitaram o adiamento da fase de cadastramento, por conta do período eleitoral. Haverá um reagendamento que será divulgado para os posseiros interessados.

Para tirar dúvidas e ter acesso a outras informações sobre o processo de regularização fundiária, clique aqui.

Cronograma -
audiências públicas de regularização fundiária rural
(Todas as reuniões promovidas pela Seapa seguem os protocolos de segurança sanitária contra a covid-19)

Verdelândia

Data: 12/11/2020 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Parque de Eventos Nerval Leite Flávio – Rua Teodomiro P. da Silva, bairro São Jorge
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Dores de Ganhães

Datas: 17 e 18/11/2020 (terça e quarta-feira)
Horário: 13h
Local: Fazenda Cavaco – Avenida Limoeiro, 1836, Centro
Mais informações: Marcelino Marquez (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Taparuba

Data: 19/11/2020 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Poliesportivo João Godoy de Oliveira – Rua Mariano Pereira, 161, Centro
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

José Gonçalves de Minas

Datas: 25 e 26/11/2020 (quarta e quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Salão (em frente à Secretaria de Saúde) – Rua Professora Juscelina Costa, 457
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Ubaí

Datas: 26 e 27/11/2020 (quinta e sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Clube Recreativo de Ubaí – Praça Juscelino Braga, 37, Centro
Mais informações: Marcelino Marquez (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Desterro do Melo

Data: 3/12/2020 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Centro Administrativo Prefeito João Benedito Amaral – Avenida Silvério Augusto Melo, 158
Mais informações: Marcelino Marquez (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Campo Azul

Datas: 2 e 3/12/2020 (quarta e quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal - Rua Antônio Costa, 361, Centro
Mais informações: Fagner Pereira Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Presidente Juscelino

Datas: 10 e 11/12/2020 (quinta e sexta-feira)
Horário: 9h
Local: CEFAAC Centro de Formação e Aprendizado do Adolescente e da Criança
Mais informações: Luiz Fernando de Freitas (luiz.freitas@agricultura.mg.gov.br)

Senador Modestino Gonçalves

Datas: 10 e 11/12/2020 (quinta e sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Ginásio da Feira do produtor rural
Mais informações: Fagner Pereira Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist