O Fluminense
Em conversa com os moradores e lideranças ouviu pedidos sobre as creches, escolas e o médico de família.
Candidata apresentou seus planos de governo aos eleitores - Foto: Divulgação |
"Por falta de vagas, pessoas de outros locais usam a creche do Preventório que fica superlotada. Apesar das inúmeras reclamações dos moradores nada é feito. Também há falta de vagas na escola e o médico de família tem filas gigantescas. Pessoas que fizeram um exame preventivo só conseguem o resultado quando já está vencido" disse Juliana.
Juliana Benício disse que pretende reduzir o número de secretarias para 15, acabar com as 15 regionais, reduzir a administração indireta para seis órgãos e extinguir a Neltur e Emusa.
De acordo com ela, são medidas que vão economizar milhões de reais do contribuinte e possibilitar a criação da Secretaria de Atendimento ao Cidadão.
"Vai ser um dos nossos principais instrumentos para acabar com os pistolões, o apadrinhamento, zerar as filas. Caberá a essa secretaria acompanhar todo o processo de prestação dos diferentes serviços ofertados pela administração pública, garantindo monitoramento dos processos, a avaliação da qualidade do serviço e a mensuração de resultados dos serviços prestados pelas diversas secretarias" explicou a candidata.
Juliana Benício comentou também que o que viu no Preventório é o que acontece na cidade toda. Disse que sistema de saúde de Niterói funciona sem a integração adequada, com pouca ou nenhuma articulação de recursos e equipes, e com falta de informatização dos processos, dificultando a solução dos problemas.
"Em muitas situações o usuário se perde nessa rede, que não é pequena, e geralmente reinicia o processo de busca em outra porta de entrada, onerando ainda mais o mesmo sistema que já é ineficaz na origem. Os relatos dos usuários dão a dimensão da baixa qualidade do serviço ofertado: filas para consultas e para o agendamento de cirurgias (mais de um ano de espera); burocracia para atendimento; rotineira falta de remédios; falta de condições de trabalho nos hospitais; denúncias de superfaturamento."
A candidata do NOVO destacou que a Secretaria de Atendimento ao Cidadão vai organizar e moralizar também o sistema de saúde de Niterói.
"Como podemos admitir demora de mais de 30 dias para obtenção dos resultados de exames básicos; como sangue, urina e fezes; desvio de função de agentes de saúde; atendimento rude aos usuários; elevado número de pessoas por unidade atendidas pelo Médico de Família; falta de exames de imagem; tratamento inadequado de gestação de risco; prática de contratação de autônomos por período acima do permitido por lei, entre outros inúmeros casos?"
Juliana Benício concluiu ressaltando que a população não é informada de forma transparente sobre o que acontece dentro dessa caixa preta chamada Sistema Municipal de Saúde (SMS), havendo a necessidade urgente de se jogar um feixe de luz sobre a qualidade dos gastos e sobre a sua efetividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário