Pular para o conteúdo principal

Com vitória de Adriano, Santa Catarina é laboratório do partido Novo

Nas semanas que antecederam o segundo turno das eleições municipais, todos os olhos do Novo estiveram voltados para Joinville – única cidade no país onde a legenda permaneceu na disputa. Com a vitória de Adriano Silva, o partido deve fazer de Santa Catarina o laboratório de sua primeira experiência em gestão municipal.

Por Dagmara Spautz | nsc total

Além do único prefeito no Brasil, o Novo elegeu em SC seu maior número de vereadores. Foram 10, pouco mais de um terço do total de parlamentares eleitos pela sigla no país. Um resultado nacional que destoa de 2018, quando o partido deixou as urnas como promessa depois de ter conquistado um governo de Estado (Romeu Zema, em Minas Gerais) e ter chegado em quinto nas eleições presidenciais.

Adriano Silva é o primeiro prefeito eleito pelo Novo no Brasil (Foto: Carlos Junior, Especial)

O discurso oficial é de que o partido escolheu poucas cidades para concorrer em 2020. Mas o ex-presidente do Novo, Joao Amoêdo, reconheceu que o desempenho ficou abaixo do esperado em uma publicação nas redes sociais, logo após o primeiro turno. Em Minas Gerais, por exemplo, onde governa o Estado, o partido não teve êxito em nenhuma das três cidades em que concorreu à prefeitura.

Por esse motivo, o ‘namoro’ com Santa Catarina parece promissor para o Novo. Tanto, que o partido trouxe Romeu Zema para participar da campanha de Adriano no segundo turno, em uma viagem que deu o que falar. O partido bancou a viagem do governador mineiro – mas, como precisa estar acompanhado de seguranças, sua equipe de retaguarda veio a SC em um avião oficial do Estado de Minas Gerais. O passeio pegou mal e levou Zema a ser questionado pela Assembleia Legislativa do estado.

A exemplo do governador de Minas, Adriano terá a responsabilidade de comprovar se a política liberal e o conjunto de regras do Novo, que vão de ‘vestibular para candidato’ e concurso para secretários ao uso de estratégias empresariais na administração pública, funcionam no Executivo.

Não é exatamente algo inédito para Joinville, que tem uma ‘quedinha’ por candidatos que carregam o carimbo empresarial e sem experiência política. Mas é uma novidade para o Novo, que tem nas mãos a maior cidade e a maior economia do Estado. Uma prova de fogo para 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist