Pular para o conteúdo principal

Busca ativa é ação durante o ensino remoto em Minas

Unidades estão em contato frequente com as famílias e motivam estudantes a participarem das aulas

Agência Minas

As mudanças nas atividades escolares, realizadas remotamente durante a pandemia, estreitaram os laços entre escolas e famílias. Com o contato mais próximo e frequente, diretores da rede estadual de ensino puderam, inclusive, intensificar a busca ativa de estudantes que, por algum motivo, deixam de participar ativamente das atividades propostas no Regime de Estudo não Presencial.

Na E.E. Professor Chaves, a vice-diretora Ilza Raquel Assise auxilia nas estratégias de busca ativa (Arquivo da escola)

É o caso, por exemplo, de Claudia Perpétua dos Santos, diretora da Escola Estadual Américo de Paiva, em Monte Santo de Minas, na região Sul do estado. Ela tem como uma de suas tarefas diárias consultar uma planilha onde constam informações de todos os alunos. Com o documento, ela consegue saber quais não estão entregando as atividades do ensino remoto e, assim, realizar estratégias de intervenção.

Para acompanhar de perto os estudantes, a escola desenvolve duas iniciativas. “Os professores apadrinham os alunos e oferecem uma orientação ainda mais próxima para aqueles que estão com alguma dificuldade. Temos também a iniciativa na qual os alunos ajudam os colegas durante as atividades remotas”, conta Claudia.

As estratégias têm dado certo e o retorno das atividades vem aumentando cada vez mais. “Às vezes, temos que ligar para os pais e ter uma conversa mais detalhada. Esse contato próximo com a família é de extrema importância”, conclui a diretora.

Motivação

Na Escola Estadual José Maria de Man, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o diretor Herman David, mais conhecido pelos alunos como ‘Davizão’, reforçou o uso da tecnologia para ficar em contato com os estudantes. São realizadas lives e reuniões virtuais de pais. Para o gestor, a palavra de ordem é “motivação”.

“Nós não estamos de braços cruzados. Eu tenho que trabalhar para que os estudantes possam conseguir alcançar o aprendizado. Se o aluno está desmotivado, vou tentar chegar até ele e motivar, mostrar que acreditamos nele”, afirma.

A busca ativa realizada pela escola também é constante. “Normalmente, quando o aluno não pode participar da atividade, ele entra em contato comigo. Também tenho conversado muito com os pais e tentamos, juntos, achar estratégias para resolver os problemas que surgem”, observa.

Estratégia

A diretora da Escola Estadual Professor Chaves, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Ariana de Oliveira Souto, também sabe da importância da busca ativa neste momento em que as escolas estão fechadas. “Não podemos deixar só para quando as aulas presenciais retornarem, senão eles desistem e acabamos perdendo o nosso aluno. Por isso, sempre que um sai do grupo ou deixa de entregar a atividade, logo ligo para saber o que aconteceu. Esse contato faz toda diferença”, ressalta.

É também por telefone que a diretora Sônia Lúcia Magalhães e os professores da Escola Estadual Manoel Soares do Couto, em Belo Horizonte, entram em contato com os pais e/ou responsáveis. “Nós nos dividimos e, desde o Plano de Estudo Tutorado (PET) volume 2, estamos ligando frequentemente. O retorno foi muito grande. Toda a equipe da escola está participando dessa estratégia”, afirma Sônia.

Regime de Estudo não Presencial

Desde maio, o Regime de Estudo não Presencial está sendo oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), para todos os alunos da rede pública estadual de ensino, neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.

A iniciativa conta com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta e instrumento estruturante da ação, além do programa de TV “Se Liga na Educação”, que é transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas e também pela TV Assembleia, e com o aplicativo Conexão Escola, que, entre outras coisas, permite a troca de mensagens entre educadores e estudantes, por meio do chat. A conexão do perfil do aluno e do professor com a rede para utilizar o aplicativo é custeada pelo Governo de Minas.

A proposta de ensino remoto desenvolvida pela SEE/MG possibilita que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais evoluam no seu processo de ensino e aprendizagem para que, no momento de retorno das atividades presenciais, tenham conseguido manter o vínculo com a instituição escolar e assimilado os conteúdos previstos no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para cada série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist