Por Ana Clara Menezes | O Dia
Rio das Ostras - Foi divulgado na última terça-feira (15), o resultado do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - 2019, em todo o país. Entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, Rio das Ostras se destacou com a segunda maior nota, nos anos iniciais. Esse é o melhor resultado já registrado pela cidade. Nesse segmento, o resultado em 2019 do IDEB foi 6,6, quatro pontos percentuais maior em relação ao IDEB de 2017 (6,2) e seis pontos percentuais a mais que a meta estabelecida para o ano (6,0). Já nos anos finais, o aumento em relação ao índice anterior foi de cinco pontos percentuais, registrando o IDEB de 5,4 e ocupando a marca de quarta maior nota do estado nesse segmento.
Para a gestão municipal, o resultado positivo solidifica a educação pública, gratuita e de qualidade. A secretaria de Educação afirmou que, o crescimento ano após ano nos índices do IDEB, em especial, em 2019, demonstra a seriedade com que a Educação é tratada no município.
“Esse resultado positivo mostra que a Educação de Rio das Ostras tem profissionais dedicados e empenhados em fazer com que a aprendizagem dos nossos alunos aconteça. Nesse sentido, a atuação integrada de toda comunidade escolar (alunos, famílias e profissionais) fez toda a diferença no resultado, demonstrando a eficácia do processo ensino-aprendizagem”, afirmou a pasta à reportagem do O Dia.
Projetos Educacionais de Rio das Ostras
Os resultados alcançados são frutos dos projetos e programas desenvolvidos no município. Dentre eles podem-se citar as ações de Formação Continuada destinadas aos profissionais que atuam na rede ao longo de todo período letivo. Cursos, palestras, oficinas e seminários são oferecidos para enriquecer a prática em sala de aula e a vivência pedagógica. A Formação Continuada é garantida também em modalidade EAD (Educação a Distância) pela plataforma EVIRTU@L Servidor.
Com foco especificamente nos alunos menores, acontece, ainda, o programa Rio das Ostras Alfabetizado – PROALFA, que capacita os professores-alfabetizadores e acompanha a evolução de cada um dos 3700 alunos do 1º e 2º anos, garantindo o direito à alfabetização plena nos dois primeiros anos de escolaridade. E, aulas de reforço escolar, principalmente no contraturno, que auxiliam a aprendizagem dos alunos com maior dificuldade.
Há também o programa Correção de Fluxo Escolar para os alunos de 6° e 8° anos que apresentam distorção idade-ano de escolaridade. No programa, esses alunos têm a oportunidade de vivenciar situações de aprendizagem em um contexto diferenciado, que lhes possibilitam avançar e recuperar a autoestima e elevar o seu processo de aprendizagem, preparando-os para a reinserção no ensino regular.
O ProVirtual – Programa de Progressão Parcial Virtual – é destinado aos alunos de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o programa disponibiliza conteúdo das oito disciplinas por meio de textos, vídeos, imagens, jogos e links. Cada aluno tem um ambiente virtual individualizado para acesso às aulas e às atividades avaliativas que são corrigidas na hora. Por meio desse canal, os alunos ainda podem se comunicar com os professores tutores e enviar suas dúvidas.
O Top 9 - Estudos Avançados é destinado aos alunos do 9º ano, que através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem dinâmico e interativo revisam os conhecimentos adquiridos em Língua Portuguesa e Matemática, através da gameficação.
Visando à formação integral do aluno de 2º ao 9º ano de escolaridade, o projeto Educação e Música oferece aulas de canto-coral, violão, flauta, escaleta e percussão. E, para cultivar a Cultura de Paz no município, o projeto Roda de Conversa constrói um espaço de diálogo entre estudantes e escola, através da ação do professor, construindo e desenvolvendo atividades de escuta que possibilitam a harmonia e saúde emocional, intelectual, social e ambiental. Esse projeto trabalha valores como empatia, ética e respeito que passam a ser compreendidos como fundamentais no cotidiano da vida do aluno.
As ações de fomento à Leitura e Arte visam à comunicação e à expressão através da leitura, teatro, música, capoeira, contação de histórias, entre outras atividades, auxiliando no processo pedagógico das escolas, a fim de tornar-se mais um facilitador na formação do educando.
Com o objetivo de fomentar mudanças em busca de uma educação de qualidade através da aplicação em larga escala de avaliações diagnósticas, o município possui o Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (SAERO). A partir dos resultados obtidos, são implementadas ações para suprir as necessidades verificadas e melhorar os índices da educação no município. Em 2019, foram realizadas três edições do SAERO para as turmas de 1º, 2º, 5º e 9º anos de escolaridade: a Diagnóstica (no início do ano), a de Percurso (no meado do ano) e a Final (no final do ano letivo).
Aulas remotas em período de pandemia
Os quase 23 mil alunos da rede municipal de Rio das Ostras podem estudar remotamente, desde abril de 2020, através da Plataforma E-VIRTU@L Aluno. Com senha e login próprios, cada aluno encontra no Ambiente Virtual de Aprendizagem da sua escola o material preparado periodicamente pelo seu professor.
A ideia é que aulas mais interativas e as ferramentas tecnológicas despertem o interesse dos alunos pelos estudos remotos. Além das disciplinas regulares, os alunos têm a oferta de materiais pedagógicos que ampliam os seus conhecimentos. Na lista estão Contação de histórias, Educação Maker, com descrição de materiais e passo a passo para realização das atividades, práticas de instrumentos musicais e sugestões de práticas esportivas e de recreação, mesmo para quem tem pouco espaço em casa.
A plataforma permite ainda que professores e alunos se comuniquem. Com essa funcionalidade, os professores podem enviar link para os alunos da turma e agendar aulas ao vivo através dos diversos aplicativos disponíveis.
Para alunos que participam da Educação Inclusiva/Especial do município também há materiais diferenciados postados na plataforma EVIRTU@L. Os pais e responsáveis encontram vídeos e atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos durante esse período de afastamento social.
As unidades escolares disponibilizam o material impresso para os alunos que não conseguem acessar a internet e baixar o material na plataforma.
Para evitar a evasão e a exclusão escolar, mesmo durante a pandemia, através do Programa Busca Ativa Escolar, as escolas buscam localizar crianças que não estão acessando a plataforma, nem retirando o material impresso nas escolas, visitam as famílias para entender os motivos e fazem uma análise técnica para garantir a continuidade dos estudos.
Volta às aulas presenciais
Segundo a prefeitura de Rio das Ostras, ainda não há previsão de data para retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, priorizando a preservação da vida dos alunos, dos familiares e dos profissionais da Educação.
A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, junto com o Conselho Municipal de Educação, está elaborando o Plano de Retomada das Aulas, com um amplo e claro protocolo de segurança que irá nortear a volta às aulas presenciais. No entanto, esse retorno só será possível quando o quadro sanitário for favorável e seguro para receber alunos, professores e demais profissionais.
O trabalho vem sendo feito em parceria com a Secretaria de Saúde e com os técnicos responsáveis pelo controle da pandemia na cidade.
O IDEB
O Ideb reúne em um só indicador dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação — fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar do biênio, obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em Português e Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário