Paulo Ganime | Deputado Federal (NOVO-RJ)
O lançamento do Geoportal Inteligente contou com a presença do líder da bancada do NOVO, Paulo Ganime, do presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, do diretor-presidente da CODEMAR, José Orlando Dias, do presidente da Firjan Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano, do presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio, Manolo Salazar e do diretor-geral do Conleste, João Leal.
Ganime participa de cerimônia de lançamento do Geoportal Inteligente, em Itaboraí |
Também participaram da cerimônia, os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares; de Silva Jardim, Jaime Figueiredo, de Tanguá, Valber Marcelo, representantes dos municípios de Maricá, Rio Bonito e Teresópolis.
O NEPE do Conleste, é um programa de governança que contribuirá para a implementação e controle de ações de desenvolvimento econômico, demográfico e de infraestrutura do Leste Fluminense, região abrangida pelo consórcio, que conta com 16 municípios e mais de 3,3 milhões de habitantes.
Para isso será criada uma plataforma de inteligência geográfica, um Geoportal, capaz de integrar e compartilhar informações e, como resultado, identificar oportunidades de investimentos por meio de pesquisas.
Ganime, que foi uma das testemunhas na assinatura do acordo, ressaltou a importância do projeto. “É uma honra de testemunhar o lançamento do Geoportal Inteligente. Essa ferramenta vai trazer tecnologia e inovação a serviço da gestão pública e da população”, disse o parlamentar.
Segundo Caetano, a Firjan, que é uma das apoiadoras do projeto, vai compartilhar dados para dar suporte à iniciativa. “Essas informações, nas áreas de saneamento básico, energia elétrica, infraestrutura de transportes e segurança pública, vão servir de subsídio para os gestores públicos, para a sociedade e para a indústria”, explicou o presidente.
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) já utiliza o software para projetos de desenvolvimento municipal e unirá esforços, auxiliando na utilização do sistema.
O diretor geral do Conleste, João Leal, garantiu que o NEPE servirá de referência em prestação de serviço público, uma vez que garantirá serviços de qualidade para o cidadão. “Esse marco digital traz avanços, considerando todas as nossas potencialidades, como o ecoturismo, agricultura e o gás”, contou Leal.
O projeto será feito nos moldes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seguirá os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU), com estimativa para começar a funcionar no primeiro semestre de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário