Pular para o conteúdo principal

Estado de Minas garante continuidade do projeto Medicamento em Casa

Em cinco meses, mais de 23 mil medicamentos foram entregues em casa de pacientes do grupo de risco para a covid-19

Agência Minas

Depois de quase 80 mil quilômetros rodados por motoristas da empresa de mobilidade urbana 99, o programa Medicamento em Casa passa a ser realizado com recursos do próprio Estado de Minas Gerais, a partir deste mês de setembro.

Entrega do projeto Medicamento em Casa na cidade de Juiz de Fora | Divulgação / Defesa Civil de Minas Gerais

A ação do governo estadual é uma das estratégias de combate à pandemia da covid-19. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), também contou com o apoio da Defesa Civil de MG, além da parceria com a 99.

A decisão de continuidade é justificada pela importância da entrega domiciliar de medicamentos, o que ajuda na prevenção à covid-19. Dessa forma, pacientes inscritos no Farmácias de Minas não precisam sair de casa para buscar remédios.

Balanço

A primeira fase do Medicamento em Casa atendeu a 7 mil portadores de 41 doenças residentes no estado, em média.

As equipes das regionais de Saúde de Juiz de Fora, Pouso Alegre, Coronel Fabriciano, Belo Horizonte, Divinópolis, Teófilo Otoni e Uberlândia embalaram mais de 30 mil itens de 55 tipos de medicamentos e acompanharam as entregas desde as farmácias até as casas dos beneficiados.

“O Medicamento em Casa foi formatado para promover a regularidade do tratamento dos pacientes mais vulneráveis à covid-19, reduzindo riscos de exposição à doença na fase mais severa da pandemia, quando houve aumento do número de casos de contaminação”, cita o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Flávio Godinho destaca a importância do projeto. “Neste momento de extremos desafios, o governo desenvolve uma ação que demonstra preocupação e carinho em relação a pacientes dos grupos de risco. O trabalho em conjunto representou um alento para quem realmente precisa”.

Pesquisa

Pesquisa realizada com beneficiários do projeto entre os dias 20/7 e 19/8 apontou que 89,11% recomendariam o Medicamento em Casa para alguém próximo e 91% disse nunca ter participado de outro programa de entrega de medicamento em domicílio do Governo do Estado de Minas Gerais nem de outros entes federativos.

A pesquisa também revelou que 74,26% depende do transporte coletivo para retirar os medicamentos em unidades da Farmácia de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist