Pular para o conteúdo principal

Turismo no Estado de Minas Gerais dá sinais de retomada

Minas Gerais apresenta os primeiros indícios de recuperação do setor turístico em tempos de pandemia – é o que mostra a edição de agosto do relatório "Panoramas e Tendências para o Turismo em Minas Gerais pós-Covid-19", elaborado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG).

Diário do Comércio

A publicação é uma das iniciativas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para acompanhar e acompanhar os rumos da cadeia do turismo no Estado em função da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Setor hoteleiro em Minas tem buscado alternativas de adaptação para a nova realidade | Crédito: Divulgação/Secult

De acordo com os dados do relatório, disponível na seção de monitoramento dos efeitos da Covid-19 no site da OTMG, o mês de junho apresentou uma recuperação em relação aos meses anteriores tanto em número de voos (1.036) quanto no fluxo de passageiros (76.991), em relação aos voos domésticos. O que se percebe, também no que se refere ao número de passageiros em junho é que, mesmo este sendo 92% menor do que no mesmo mês de 2019, representa um crescimento de 131% em comparação com abril de 2020.

Outro dado positivo apontado pelo relatório da OTMG é a taxa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte nos meses de junho e julho, que foi de 18,5% e 21,7%, respectivamente. Apesar de ainda estarem aquém de anos anteriores, os índices representam um crescimento médio mensal de 3,1% desde maio de 2020.

Retomada 

Para a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, como informações do relatório mostram que Minas Gerais está mais próxima da retomada das atividades turísticas, e isso traz uma perspectiva de preparo, organização e adequação para aproveitar um momento em que o Estado está sendo reconhecido pela qualidade, segurança e responsabilidade com que vem conduzindo o combate ao Covid-19.

"A Secult está em processo de planejamento do programa de retomada das atividades turísticas e culturais para Minas Gerais, de forma coordenada com as entidades do setor e alinhada com o Plano Minas Consciente. Para isso, o trabalho do Observatório do Turismo de Minas Gerais é fundamental. Por meio dos relatórios, documentos e pesquisas, que também são uma orientação a todos os segmentos da cadeia turística, é possível elaborar as estratégias e ações do processo de retomada com maior assertividade", ressaltou Marina Simião.

Novos hábitos de turistas 

Com a reabertura de alguns municípios para turistas receber e a constante readequação pelo meio de protocolos sanitários, o relatório mostra que o setor hoteleiro tem buscado alternativas de adaptação para a nova realidade. Entre elas está a implantação de ferramentas digitais, que minimizam o contato físico entre pessoas e reduzem a necessidade de uso de canetas, papéis e dispositivos para pagamentos, como aplicativos para check-in e solicitação de refeições.

Viagens 

O relatório "Panoramas e Tendências para o Turismo em Minas Gerais pós-Covid-19" reserva uma parte dedicada à intenção de viajar. Como pesquisas que apontam, por exemplo, que no assunto "viagens nos próximos dias", 62% dos entrevistados dizem preferir esperar, enquanto 38% revelam ter pretensão de viajar. Já para possíveis viagens dentro dos próximos 3 meses, 61% manifestam interesse em viajar, e 39% dizem o contrário.

Além disso, 88% dos entrevistados relataram que pretendem passar apenas o fim da semana em uma viagem, utilizando meios de hospedagem local; e 12% afirmam que a preferência é por viagens de curta distância, conhecidas como "bate e volta". Sobre a locomoção, 83% responderam que utilizam veículos próprios para viajar, e 17% vão optar pelo transporte coletivo (avião ou ônibus).

Mochila Novo Preta

Mochila

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist