Turismo no Estado de Minas Gerais dá sinais de retomada - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 29 de agosto de 2020

Turismo no Estado de Minas Gerais dá sinais de retomada

Minas Gerais apresenta os primeiros indícios de recuperação do setor turístico em tempos de pandemia – é o que mostra a edição de agosto do relatório "Panoramas e Tendências para o Turismo em Minas Gerais pós-Covid-19", elaborado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG).

Diário do Comércio

A publicação é uma das iniciativas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para acompanhar e acompanhar os rumos da cadeia do turismo no Estado em função da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Setor hoteleiro em Minas tem buscado alternativas de adaptação para a nova realidade | Crédito: Divulgação/Secult

De acordo com os dados do relatório, disponível na seção de monitoramento dos efeitos da Covid-19 no site da OTMG, o mês de junho apresentou uma recuperação em relação aos meses anteriores tanto em número de voos (1.036) quanto no fluxo de passageiros (76.991), em relação aos voos domésticos. O que se percebe, também no que se refere ao número de passageiros em junho é que, mesmo este sendo 92% menor do que no mesmo mês de 2019, representa um crescimento de 131% em comparação com abril de 2020.

Outro dado positivo apontado pelo relatório da OTMG é a taxa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte nos meses de junho e julho, que foi de 18,5% e 21,7%, respectivamente. Apesar de ainda estarem aquém de anos anteriores, os índices representam um crescimento médio mensal de 3,1% desde maio de 2020.

Retomada 

Para a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, como informações do relatório mostram que Minas Gerais está mais próxima da retomada das atividades turísticas, e isso traz uma perspectiva de preparo, organização e adequação para aproveitar um momento em que o Estado está sendo reconhecido pela qualidade, segurança e responsabilidade com que vem conduzindo o combate ao Covid-19.

"A Secult está em processo de planejamento do programa de retomada das atividades turísticas e culturais para Minas Gerais, de forma coordenada com as entidades do setor e alinhada com o Plano Minas Consciente. Para isso, o trabalho do Observatório do Turismo de Minas Gerais é fundamental. Por meio dos relatórios, documentos e pesquisas, que também são uma orientação a todos os segmentos da cadeia turística, é possível elaborar as estratégias e ações do processo de retomada com maior assertividade", ressaltou Marina Simião.

Novos hábitos de turistas 

Com a reabertura de alguns municípios para turistas receber e a constante readequação pelo meio de protocolos sanitários, o relatório mostra que o setor hoteleiro tem buscado alternativas de adaptação para a nova realidade. Entre elas está a implantação de ferramentas digitais, que minimizam o contato físico entre pessoas e reduzem a necessidade de uso de canetas, papéis e dispositivos para pagamentos, como aplicativos para check-in e solicitação de refeições.

Viagens 

O relatório "Panoramas e Tendências para o Turismo em Minas Gerais pós-Covid-19" reserva uma parte dedicada à intenção de viajar. Como pesquisas que apontam, por exemplo, que no assunto "viagens nos próximos dias", 62% dos entrevistados dizem preferir esperar, enquanto 38% revelam ter pretensão de viajar. Já para possíveis viagens dentro dos próximos 3 meses, 61% manifestam interesse em viajar, e 39% dizem o contrário.

Além disso, 88% dos entrevistados relataram que pretendem passar apenas o fim da semana em uma viagem, utilizando meios de hospedagem local; e 12% afirmam que a preferência é por viagens de curta distância, conhecidas como "bate e volta". Sobre a locomoção, 83% responderam que utilizam veículos próprios para viajar, e 17% vão optar pelo transporte coletivo (avião ou ônibus).

Mochila Novo Preta

Mochila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here