Hacking.Rio Talks: Paulo Ganime fala sobre programa de inovação no setor energético - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Hacking.Rio Talks: Paulo Ganime fala sobre programa de inovação no setor energético

O maior Hackathon da América Latina, Hacking.Rio, realizou, na última semana, o Hacking.Rio Talks, um evento 100% digital, que, durante cinco dias, debateu assuntos como inovação, tecnologia e cultura digital. Foram mais de 60 painéis transmitidos pelo YouTube, 30 horas de conteúdo gratuito, palestrantes nacionais e internacionais falando sobre as principais tópicos do mercado.

Paulo Ganime | Deputado Federal (NOVO-RJ)

Para aproveitar a divulgação do resultado do MIT REAP, programa internacional de aceleração de startups do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que selecionou o Rio de Janeiro na semana passada, o Hacking.Rio abriu um painel, nessa quinta-feira (20), para dar mais visibilidade e detalhar um pouco a iniciativa.

Divulgação

A conversa, sobre “Ecossistemas de Inovação”, foi conduzida pelo editor-chefe e CEO da revista MIT Technlogy Review no Brasil, André Miceli, e contou com a participação do deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ), Moises Swirski, sócio da MSW Capital, Hudson Mendonça, coordenador e pesquisador do LabrIntos/Coppe/UFRJ, Romildo Toledo, diretor da Coppe/UFRJ, Pedro Brito, diretor de administração e presidente interino de Furnas, Juliano Dantas, diretor executivo do Cenpes/PETROBRAS e Lindália Junqueira, representando o Hacking Rio, todos co-líderes do projeto de ecossistema de inovação na área de energia, no Rio de Janeiro.

“O Hacking.Rio é o lugar mais propício para falarmos desse projeto que envolve dois temas muito importantes: Energia e Rio de Janeiro. Estamos falando em unir forças, e somente oito regiões do mundo são escolhidas por ano. O Rio de Janeiro foi escolhido e acho que não foi à toa! Nosso projeto é um modelo que pega na atividade produtiva, na inovação e na tecnologia, naquilo que o Rio tem de melhor. A energia é um dos grandes potenciais do estado, energia e inovação”, afirmou o deputado Paulo Ganime.

O coordenador e pesquisador do Coppe/UFRJ, Hudson Mendonça, destacou o potencial do estado do Rio de Janeiro em inovação e produção energética, mas afirmou que o MIT REAP é apenas o início do movimento que transformará o Rio no “Vale do Silício da Energia”. “A ideia é que cresça muito mais, com outras empresas, outras universidades, outras entidades governamentais para que a gente possa de fato transformar o Rio de Janeiro num polo global de empreendedorismo e inovação”.

Essa é a primeira vez que um estado brasileiro fica entre os oito selecionados pelo programa. O MIT emprega uma metodologia que ajuda a desenvolver ecossistemas locais de inovação e empreendedorismo. Serão feitos diagnósticos e o planejamento das ações será de acordo com as demandas de cada região.
Retomada Econômica

O cenário econômico atual e pós-pandemia é uma das principais questões do Brasil, é preciso tocar as pautas e os projetos certos para levar o país de volta ao caminho do crescimento. Nesse sentido, o diretor do Coppe/UFRJ, Romildo Toledo, disse que “não vencemos um problema como esse [pandemia] sem tecnologia, ciência e inovação”, além disso, o professor ressaltou a importância do programa para a economia. “Estamos fazendo isso num momento muito especial, porque a pós-pandemia requer criatividade, a economia do mundo no pós-pandemia vai mudar, o nosso MIT REAP vai ter um papel muito importante nesse cenário”, afirmou Toledo.

A iniciativa trará cerca de R$ 200 milhões em novos investimentos para o Rio de Janeiro, a partir da implementação das ações. O deputado federal Paulo Ganime disse que esse é o momento para investir em novos negócios.“Estamos em um momento em que o Brasil não está mais baseado somente na renda pelos juros altos, na aplicação fácil e sem risco. Agora, quem quer ganhar dinheiro no Brasil vai ter que investir em risco, esse é o momento certo para a gente trazer iniciativas que invistam mais em startups, em inovação e em mais capacidade produtiva”, concluiu Ganime.

Hacking.Rio

O maior Hackathon da América Latina, evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, Hacking.Rio 2020, ocorrerá entre os dias 9 e 11/10/2020. Este ano, em decorrência da pandemia, o evento será totalmente virtual e gratuito.
Inscreva-se no site: https://hackingrio.com/

Camisa Social

Camisa Social (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here