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Estudantes mineiros assumem o papel de professor por um dia

Proposta rendeu aprendizado de forma lúdica e promoveu interação entre alunos e familiares

Agência Minas


Uma atividade pedagógica sobre sólidos geométricos, que integra o Plano de Estudo Tutorado (PET) Vol II, foi ministrada de uma maneira muito diferente, a começar pelo professor. “Olá coleguinhas, tudo bem? Hoje estou sendo professor por um dia. Legal, vocês não acham? Vou fazer uma brincadeira e vamos identificar e associar nome e forma geométrica”. Assim Davi Gustavo Borges Dias, aluno da Escola Estadual Pastor Paulo Nobre Nascimento, de Nanuque, no Vale do Jequitinhonha, apresentou o exercício para os colegas.

Arquivo pessoal / O aluno Davi Dias

Davi aceitou o desafio proposto pela professora da turma, Rita de Cássia Vieira dos Santos, e se tornou “professor” por um dia. “Me inspirei na tia Rita, por isso, quis explicar tudo para os meus coleguinhas”, conta o aluno do 3º ano do ensino fundamental.

A aula foi muito elogiada, o que deu mais força para Davi se ver na profissão que pretende seguir no futuro. “Foi muito legal. Fui inventando as falas e mostrando as atividades direitinho. Todos os colegas gostaram e fiquei aqui em casa pulando de alegria. Estou ainda com mais vontade de realizar o meu sonho, que é ser professor”, revelou.

Apoio e resultados

A iniciativa de transformar os alunos em “professores” por um dia teve a intenção de complementar as atividades do PET. Rita conta que o resultado foi muito positivo e contou com a participação dos familiares dos alunos. “Envolvi os pais e responsáveis, inclusive em atividade de gravar um vídeo. Analisando o resultado, percebi que, além de aprender o conteúdo, eles também desenvolveram a oralidade”, avalia.

Rita de Cássia sempre busca instigar a participação da família das crianças nas atividades e destaca a importância desse apoio, principalmente no aprendizado remoto. “A minha orientação é que os alunos sempre façam os exercícios com a presença dos familiares, interajam com eles e usem a criatividade. Esse auxílio é muito importante”.

A mãe de Davi, Maria Claudia Borges Rocha, compartilha da opinião da professora sobre a importância da participação da família durante as atividades e conta que está sempre junto ao filho. “Hoje, eu tenho a oportunidade de ajudá-lo com o que aprendi na escola. A participação dos pais é muito importante. Estou sempre junto, ajudando e gravando as atividades para enviar para a professora”, relata Maria Claudia.

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