Pular para o conteúdo principal

COVID-19: Zema destaca taxa de letalidade ao entregar respiradores em Oliveira (MG)

Secretário de Estado de Saúde espera tendência de queda de casos em Minas Gerais a partir de agosto

Amanda Quintiliano | Estado de Minas

Destacando que a taxa de letalidade da COVID-19 no estado está abaixo da média do restante do país, o governador Romeu Zema (Novo) fez a entrega de respirados ao Hospital São Judas Tadeu, em Oliveira, região Centro-Oeste de Minas, nesta sexta-feira (7). Os aparelhos vão possibilitar a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes no município e região.

O governador participou da solenidade de entrega dos respiradores em Oliveira | Ricardo Miranda/TV Alterosa

Com 3.381 óbitos registrados desde o início da pandemia, Minas Gerais tem mantido, nas últimas duas semanas, a taxa de letalidade, hoje em 2,1%, abaixo da média nacional. “Não é que estamos bem apenas nestas duas semanas não, desde o início da pandemia estávamos em terceiro, segundo, agora, em primeiro lugar”, afirmou. Zema atribui o número às medidas adotadas ainda no início da pandemia e ao que chamou de “perfil do mineiro, cauteloso e desconfiado”. 

Providências que, segundo ele, possibilitaram alongar a curva até julho, quando houve o início do pico, evitando a sobrecarga do sistema de saúde. “Tivemos tempo de estruturar e fortalecer o sistema de saúde do estado”, destacou. Questionado sobre o motivo de não ter colocado o hospital de campanha para funcionar desde a implantação, fez uma comparação: “Alguém viaja sem pneu e estepe, nós fizemos uma viagem”.

Sem minimizar a situação, o governador afirmou que haverá “batalhas pela frente”. “Claro que esse momento que estamos vivendo agora, o pico, é um intervalo do jogo. Vamos começar o segundo tempo e ninguém ganha o jogo tendo jogado só o primeiro tempo. Vamos precisar continuar com todas essas medidas de segurança, distanciamento, uso da máscara, higienização, etc. Até que a vacina fique pronta e as pessoas sejam imunizadas, não há outra alternativa”, ponderou.

Redução da curva

A tendência de redução da curva é esperada ainda para agosto. “Pelos nossos cálculos, e seguindo o que aconteceu em outros países, Itália, Espanha e no próprio Amazonas, é de que em agosto, setembro, a gente comece a ter um pouco de queda. Mas não parece que será uma queda vertiginosa não”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Para a redução serão observados dois fatores que refletem na transmissão, hoje abaixo de um.
“Uma é manter, como estamos fazendo, os cuidados com a população e outra seria a quantidade de pessoas que já pegou a doença, que também seria uma barreira que a gente chama de imunidade de rebanho de manada”, explicou.

Amaral destacou que o momento é propício para observarem as boas práticas adotadas no mundo para que sejam definidas as próximas medidas, como flexibilização de atividades, dentre elas o retorno às aulas. A primeira versão do programa Minas Consciente, segundo ele, foi para tentar frear o risco de explosão do coronavírus, já este segundo é para parametrizar o caminho daqui para frente. “Considerando que será um caminho longo. Não será um ou dois meses, é possível que teremos que conviver com esses vírus por muito tempo”, destacou.

Polo NOVO Branca Masculina

Polo Branca (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist