Paulo Ganime | Deputado Federal (NOVO-RJ)
O Governo Federal e o Congresso Nacional aprovaram pacotes de ajuda a diversos setores, bem como a liberação de recursos para estados e municípios. Tais medidas incluíram a flexibilização dos processos de compras públicas, visando agilizar o atendimento à população e as ações necessárias ao enfrentamento da COVID-19.
Divulgação |
O que se tem visto, nos últimos meses, são uma série de casos de corrupção e descuido com o dinheiro público. Exemplificado principalmente pela aquisição de equipamentos e medicamentos muito acima do preço e da abertura de leitos de forma desnecessária, sem um mínimo de planejamento.
Observando essa triste tendência, a equipe do deputado federal, Paulo Ganime (NOVO/RJ), tem trabalhado em conjunto com o deputado estadual Alexandre Freitas, também do NOVO-RJ, no combate à corrupção nas compras em todas as esferas de governo. Uma série de denúncias foram enviadas pelos deputados ao tribunal de contas estadual, baseadas na análise de contratos firmados para combater a pandemia.
Visando multiplicar as ações de fiscalização, nas últimas semanas, o #TimeGanimeEFreitas vem promovendo uma série de capacitações em fiscalização de compras públicas para os voluntários interessados em ajudar nas fiscalizações.
Para Yara Haquim, assessora de relações institucionais do deputado federal Paulo Ganime (NOVO-RJ), o treinamento tem o propósito de trazer o cidadão para perto da política. “O treinamento é importante para conseguirmos maior capilaridade de fiscalização no estado, mantendo a equipe do gabinete enxuta, e, também, para darmos mais poder ao cidadão. Trazendo, para nós, a visão de quem acompanha o dia a dia dos municípios”, explicou Haquim.
O deputado estadual Alexandre Freitas, acredita que o Estado precisa de vigilância constante e a principal ferramenta para tal é a fiscalização. “Já dizia Roberto Campos: ‘O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito’. O Rio de Janeiro é um estado com 92 municípios e cerca de 16 milhões de habitantes. Por termos uma equipe enxuta e por limitações geográficas, fiscalizar tudo isso sozinhos é impossível. Com apoio e capacitação dos nossos voluntários, seremos capazes de fiscalizar melhor o uso correto do dinheiro público e coibir os desvios que, infelizmente, são tão recorrentes no nosso estado”, ponderou Freitas.
Segundo a empresária Regina Fechó, representante do JUNTOS em Teresópolis, o treinamento ajuda a abrir os caminhos e se aperfeiçoar na fiscalização. “Eu já vinha fiscalizando os gastos da Prefeitura pelo Portal da Transparência, mas tem coisas que realmente ficam confusas. O treinamento passa a experiência de quem já faz isso há bastante tempo e facilita o trabalho”, comentou Fechó que participa do JUNTOS há 6 meses.
A pedagoga Keila Manso, que é representante do núcleo do NOVO em Magé, contou que vai levar o treinamento para os voluntários da cidade. “Vou fazer uma capacitação para o voluntários de Magé e também criar um plano de ação para acompanhar e fiscalizar os mandatos de 2021”, contou a filiada.
As capacitações, que ocorreram por meio de videoconferência, forneceram um tutorial de fiscalização sobre os processos de compras do estado, que consiste em quatro passos: mineração, detalhamento, auditoria e denúncia.
Para o líder da bancada do NOVO na Câmara, Paulo Ganime, esses treinamentos são essenciais para o cidadão. “O cidadão tem que participar mais ativamente da vida de sua cidade, fiscalizar e cobrar a ação de seus políticos e gestores, muitos não sabem que podem fazer isso. Esse treinamento é muito importante para ajudá-los nesse processo, mostrar que é algo possível e acessível para todos e, também, para nós, que passamos a conhecer a realidade e necessidade dos moradores nessas localidades”, declarou.
Polo Laranja (Masculina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário