Pular para o conteúdo principal

Socioeducativo de Uberlândia (MG) inaugura oficina de produção de máscaras

Até o momento, 27 mil equipamentos de proteção foram produzidos por adolescentes no estado

Agência Minas

O Centro Socioeducativo de Uberlândia, localizado no Triângulo Mineiro, iniciou a produção de máscaras para auxiliar no enfrentamento da pandemia de covid-19. Inicialmente, quatro adolescentes estão se profissionalizando e se revezando para manter o funcionamento da nova oficina, inaugurada há menos de uma semana. As máscaras são fabricadas em algodão, fornecido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Minas Gerais já conta com nove unidades socioeducativas participando da produção dos itens, com fabricação total que ultrapassa 27 mil peças. 

Sejusp / Divulgação

Ainda aprendizes no novo ofício, os adolescentes estão produzindo uma média de 50 máscaras por dia. De acordo com a coordenadora das atividades, a auxiliar educacional Ana Clarissa Fagundes, os números da linha de produção devem aumentar muito em breve. "Eles estão empenhados e fazendo tudo com muito cuidado e capricho, zelando pela qualidade final dos produtos. Acredito que com mais tempo de prática nossa produção diária deva aumentar consideravelmente”, avalia.

Ana também contou que está admirada com o envolvimento dos jovens. Segundo ela, a atividade resulta em diferenças significativas e perceptíveis no comportamento dos adolescentes que estão participando do projeto. “Eles se preocupam com o trabalho e querem incentivar a família para que todos usem as máscaras. Está sendo desafiador para todos nós e, no fim do dia, todo mundo acaba aprendendo algo", concluiu.

Aprendizado

Para Gustavo Ferreira*, 19 anos, que nunca havia tido experiência com costura, a atividade o ajuda a compreender a importância do trabalho em equipe. "Eu era uma pessoa que não respeitava o outro. Esse tipo de tarefa - onde a função de cada um é importante no processo e o sucesso depende da harmonia de todos - tem me ajudado bastante a mudar de atitude e rever minhas posturas", reflete.

Fábio Henrique também tem 19 anos e pondera que a nova oportunidade é uma chance de aprendizado e de reparar os seus erros. "É sempre bom aprender coisas novas. O conhecimento é algo que ninguém tira da gente, é o que fica né? E é muito gratificante saber que algo que estamos fazendo está sendo bom para as outras pessoas. Contribuir com o próximo faz a gente se sentir melhor", disse.

As atividades realizadas na unidade foram possíveis graças a uma parceria bem sucedida com o centro socioeducativo de Unaí. Segundo o diretor-geral Gilson Rodrigues, a nova oficina de Uberlândia contou com apoio e suporte da equipe de Unaí, responsável pela capacitação e acompanhamento dos adolescentes. “O espírito de coletividade entre os envolvidos está em todos os momentos, desde o início do processo. Estamos satisfeitos em saber que o produto desta parceria beneficiará servidores das nossas unidades e de demais centros socioeducativos que ainda não produzem o material”.

Todo o estado

A produção de máscaras no sistema socioeducativo de Minas Gerais começou em abril na unidade de Sete Lagoas, inicialmente com material descartável. De lá pra cá, mais sete unidades, além de Uberlândia, iniciaram o projeto com tecido 100% algodão.

Vinte e sete mil máscaras já foram produzidas nos Centros Socioeducativos de Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Divinópolis, Unaí, Patrocínio, São Jerônimo, Santa Terezinha e Santa Clara (em Belo Horizonte) e, agora, Uberlândia. Nos próximos dias a produção se expandirá para as unidades de Uberaba e Patos de Minas.

*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Máscaras de proteção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist