Pular para o conteúdo principal

Governo de Minas assina escrituras do Projeto Jaíba

Escrituração dos lotes é uma das principais demandas da região

Agência Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), assinou, nesta sexta-feira (3/7), 24 das 137 escrituras dos núcleos de serviços urbanos do Projeto Jaíba, no Norte do estado. 

Divulgação / Seapa

O processo de regularização fundiária no Jaíba estava paralisado desde a extinção da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), em 2016, e a retomada é uma das principais demandas da região, onde a maioria das famílias que ocupa as áreas destinadas ao assentamento está em situação irregular, como detentora apenas da posse dos lotes ocupados.

Considerada uma ação estratégica do Governo do Estado, o processo de regularização dos lotes na área de influência do Projeto Jaíba foi assumido pela Seapa após a extinção da Ruralminas, e vem sendo realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de acordo de cooperação técnica entre Seapa, Prefeitura de Jaíba, os cartórios de registro de imóveis e de notas do município.

Desenvolvimento

Na avaliação da secretária de Agricultura, Ana Valentini, retomar o processo de escrituração dos lotes significa investir no desenvolvimento social e econômico da região, com geração de emprego e renda para todos. “Essa entrega é muito significativa para o Governo de Minas porque essas pessoas esperam por essas escrituras há muito tempo, algumas delas desde 2004”, diz.

Segundo o subsecretário de Assuntos Fundiários da Seapa, José Ricardo Roseno, a ação envolveu a realização de audiências públicas, pesquisas e levantamento de informações e documentos. No final do ano passado, após a celebração do acordo de parcerias, foi instaurado um mutirão permanente em Mocambinho (distrito de Porteirinha), que vai funcionar até o término da regularização dos 6 mil lotes.

“A documentação apresentada pelos beneficiários foi recebida pelos servidores da Seapa lotados no projeto Jaíba, inserida no Sistema Eletrônico de Informações do Governo e analisada pela equipe técnica sediada em Belo Horizonte. Na sequência, foi feito o encaminhamento para a escrituração. Em situações onde foi registrado problema, como é o caso de produtores que morreram, venderam ou já dividiram a área, o processo foi encaminhado ao TJMG para ações de conciliação”, detalha Roseno.

O evento aconteceu no cartório de notas do município, com os cuidados exigidos neste período de enfrentamento ao coronavírus. Na ocasião, a Seapa foi representada pelo superintendente de Regularização Fundiária, Pedro Garcia. O evento contou, ainda, com o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Adonias Félix, e com os oficiais do cartório de notas e de registro de imóveis.

Projeto Jaíba

Localizado no Norte do estado, o Perímetro de Irrigação do Jaíba é o maior projeto da América do Sul e o segundo do mundo em área contínua irrigada, fruto de uma parceria entre o governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura.

O Projeto Jaíba foi idealizado na década de 1960 e na década seguinte iniciou sua ocupação com os primeiros colonos. As licitações para alienação dos imóveis começaram no final da década de 1980. Até hoje, a maior parte dos agricultores familiares e proprietários dos lotes urbanos na área do projeto não tem a escritura definitiva dos imóveis.

A área irrigada do projeto se destaca na produção de frutas como o limão tahiti, banana prata e manga para a comercialização tanto no mercado interno quanto para a exportação.

Avental do Bem

Avental


Avental foi feito na Escola de Moda, um projeto da AAMAE que atende mais de mil famílias e crianças de comunidades carentes de Suzano, SP. Muitas destas crianças, inclusive, vítimas de abusos e violências. Além do acolhimento, da alimentação e de dinâmicas educacionais, a AAMAE desenvolve também um programa de suporte ao empreendedorismos para as famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist