Laura Serrano | O Tempo
Nosso gabinete tem o objetivo de trabalhar pela igualdade de oportunidades para as novas gerações. Foi com essa seriedade e compromisso que desenvolvemos a Corrida do Saber, que consiste na destinação de recursos de emendas parlamentares para a educação básica com decisões totalmente respaldadas em critérios técnicos. Afinal, aplicar o dinheiro da população pagadora de impostos de forma técnica e eficaz é primordial para a consolidação e disseminação de boas práticas na política.
A Corrida do Saber está alinhada a dois dos compromissos de mandato: priorizar os direitos das crianças e aumentar a eficiência da gestão pública, além de ser uma forma inovadora de incentivar e promover a melhoria no desempenho da aprendizagem dos alunos mineiros. O projeto-piloto contou com a participação de escolas públicas estaduais e municipais inscritas, a fim de serem avaliadas no 5º ano do ensino fundamental pelo Índice de Desempenho Escolar. O Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi o pilar técnico para a análise das escolas vencedoras.
É com muito orgulho que apresentamos os resultados da primeira edição. A Corrida do Saber 2020 incorporou escolas pertencentes a três Superintendências Regionais de Ensino (SREs): Metropolitana A, Metropolitana B e Metropolitana C. A avaliação focou, por exemplo, a aprendizagem dos alunos em português e matemática, já que o que mede de fato a melhoria da educação básica é quanto o aluno aprende. As escolas puderam ser contempladas em duas modalidades: uma correspondente àquela com melhor índice de desempenho e outra àquelas com melhores evoluções entre edições da avaliação.
Essa iniciativa recebeu inscrições de 132 escolas espalhadas por 21 municípios mineiros, sendo 87 escolas estaduais, 39 municipais e seis colégios Tiradentes. Ao todo, a Corrida do Saber direcionou R$ 3 milhões para bonificação de desempenho, premiando 37 escolas com evoluções significativas no Índice de Desempenho Escolar. O estímulo à competição saudável na rede pública de ensino incentiva a disseminação de boas práticas e se reflete no desempenho dos alunos, melhorando a qualidade da educação básica como um todo. Os índices das escolas selecionadas apresentaram evoluções de 3% a 217%.
Parabenizamos duas unidades em especial: a Escola Municipal Benfica Batista de Sousa, localizada em Rio Manso, e a Escola Municipal Sadi Alves Vieira, pertencente ao município de Esmeraldas. A primeira delas venceu na categoria Melhor Desempenho, com valor de Índice de Desempenho Escolar de aproximadamente 7,7 em 2019, em uma escala de 0 a 10. Já a segunda escola foi a primeira colocada na categoria Melhor Evolução, cujo Índice de Desempenho passou de 1,6 em 2018 para 5,2 em 2019.
É emocionante recebermos cada um dos agradecimentos das comunidades escolares vencedoras e ouvirmos sobre a importância do reconhecimento dos seus esforços em melhorar a educação básica para nossas crianças mineiras. As indicações foram alocadas em melhorias nas escolas seguindo as solicitações dos próprios participantes. Das 37 indicações, 11 foram aplicadas em reformas nas edificações e 26 na aquisição de equipamentos ou mobiliários escolares.
Diante do sucesso dos resultados da primeira edição, em breve abriremos novas inscrições e desta vez para a Corrida do Saber 2021. Acreditamos que este seja um caminho importante para elevar a qualidade do ensino na rede pública estadual de Minas Gerais e também otimizar a aplicação dos recursos públicos. Concluo reforçando: o que mede de fato a qualidade da educação básica é o desempenho do aluno, é quanto o aluno aprende.
Caderno |
Nenhum comentário:
Postar um comentário