Betim e governo de MG anunciam mais 90 leitos de UTI para enfrentar um Covid-19 - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Betim e governo de MG anunciam mais 90 leitos de UTI para enfrentar um Covid-19

Anúncio oficial será feito nesta terça (7) pelo prefeito Vittorio Medioli e pelo governador Romeu Zema; leitos serão instalados no Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid-4)

José Augusto Alves | O Tempo

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, firmou uma parceria com o governo do Estado para a implantação de mais 90 leitos de unidade terapia intensiva (UTI) para pacientes graves da Covid-19. O anúncio oficial será feito nesta terça-feira (7) pelo prefeito Vittorio Medioli (PSD) e pelo governador Romeu Zema (Novo), que estará na cidade pela manhã. A medida visa ampliar a rede de atendimento e assistência frente ao aumento do número de casos do novo coronavírus no Estado.

Cecovid - 4 em Betim
Ronaldo Silveira | O Tempo Betim

Os novos leitos serão disponibilizados no Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4), instalado no Centro Materno-Infantil, estrutura construída pela prefeitura e que fica anexa ao Hospital Regional de Betim.

Desde abril, a Prefeitura de Betim está utilizando a unidade - que será destinada após a pandemia às gestantes e parturientes - para o tratamento dos pacientes mais graves com coronavírus. Na época, foram abertos 50 leitos exclusivos para pessoas com Covid-19, que já começaram a ser ampliados conforme a necessidade. Atualmente, o Cecovid-4 possui 70 leitos, além de atendem de usuários da saúde própria município, mais de 13 cidades da região metropolitana que são consorciadas (número subirá para 80 até o fim de semana).

"O Estado já havia sinalizado a abertura de 30 leitos de UTI, dos quais já instalamos dez na semana retrasada, dez na semana passada e ter mais dez nesta semana. Além desses 30, vamos abrir mais 60, pois o Estado entendeu a necessidade de expandir o número de leitos tendo em vista o aumento dos casos da doença tanto na região metropolitana quanto em Minas Gerais. Então, fechamos essa parceria para instalar esses 90 novos leitos, chegando a 140 no total, número próximo da capacidade da unidade (que é 170). Com isso, não foram apenas os municípios do nosso macrorregião que seriam atendidos, mas todos o sistema de regulação do Estado, sendo um local de retaguarda", explicou o secretário de Saúde de Betim, Guilherme Carvalho.

O gestor também afirmou que a escolha de instalar os novos leitos em Betim se deve à estrutura da rede de saúde da cidade. "Dentro do nosso planejamento, os leitos disponibilizados inicialmente seriam suficientes para atender aos moradores de Betim, mas o Estado precisa de mais e viu no município um parceiro para essa ação, já que outras cidades não tinham, de forma imediata, as condições e estruturas que temos aqui. O prédio do Cecovid-4 é novo, totalmente adequado e adaptado para a abertura desses novos leitos de UTI", completou Carvalho.

Na semana passada, a prefeitura inaugurou o heliponto do prédio, que já está autorizado a receber pouso de aeronaves transportando pacientes.

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostra que são 59.626 casos de Covid-19 confirmados em todo o Estado, com 1.230 óbitos até esta segunda (6). Em Betim, são 972 casos confirmados, com 532 recuperações e 380 em acompanhamento, e 40 óbitos.

Estrutura

Betim foi a primeira cidade de Minas a inaugurar um hospital de campanha para enfrentar a pandemia da Covid-19. Ainda em abril, foi aberto, no Fiat Clube, o Cecovid-2, com 120 leitos no total, sendo 115 de enfermaria e outros cinco de UTI.

A prefeitura também colocou em funcionamento o Cecovid-4, que é destinado aos pacientes mais graves. Até o fim desta semana, 80 leitos de UTI estarão disponibilizados na unidade e, com os novos leitos, a 140.

Ações

Desde o início da pandemia, a prefeitura também vem realizando uma série de ações para coibir a proliferação da Covid-19, como determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras, distribuir 70%, desinfetar as ruas com solução de água sanitária, realizar barreiras sanitárias, e fiscalizar o comércio que, para funcionar, seguir regras rígidas de biossegurança.

O município também está realizando, em parceria com a UFMG, uma pesquisa para mapear a circulação do vírus na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here