Pular para o conteúdo principal

Semana de Prevenção às Drogas alcança público recorde em Minas

Atividades voltadas para temáticas ligadas a jovens e adolescentes foram realizadas on-line

Agência Minas

A Semana de Prevenção às Drogas, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) entre os dias 22 e 26 de junho, alcançou cerca de 18 mil pessoas em todas as regiões mineiras. Cinco transmissões ao vivo deram destaque a práticas que promovem a saúde e a valorização da vida, principalmente de jovens e adolescentes, além de trabalhar habilidades socioemocionais fundamentais para prevenir o uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas. 


O público participou das transmissões ao vivo por salas de bate papo, realizadas no Facebook e YouTube. A programação contou com a participação de vários representantes dos campos de Cultura, Esporte e Espiritualidade. A subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Soraya Romina, destaca que o principal objetivo foi mobilizar a população mineira para que cada um assuma e se comprometa com uma postura de prevenção ao uso/abuso de álcool, tabaco e drogas.

“Se, por um lado, a pandemia traz desafios, por outro, ela amplia nossas perspectivas de atuação. Conseguir viabilizar essa Semana de Prevenção é motivo de muito orgulho e alegria: por meio de diferentes ferramentas de comunicação virtual, pudemos, de fato, interagir com nosso público, que são os jovens e adolescentes. Todo o esforço que fizemos e continuaremos a fazer é para transformar Minas Gerais em um território de prevenção às drogas”, afirma.

Cultura, Esporte e Espiritualidade

A interação teve como base a temática da campanha deste ano: “Eu Acredito É Na Rapaziada”. Para fortalecer as relações com o público jovem e gerar mais identificação com o conteúdo transmitido, a Semana de Prevenção às Drogas contou com a participação de agentes e influenciadores da sociedade civil que atuam em projetos culturais, esportivos e religiosos.

O DJ e membro da Associação Brasil Sustentável, Leandro Rallo, participou da live “Expressão Cultural e Prevenção: Tudo a ver”. Para ele, a abordagem por plataformas virtuais foi uma grande aliada para o sucesso da campanha. “O preconceito sobre o assunto só aumenta a tensão entre a família e a sociedade, e essa interação virtual é a forma mais adequada para alcançar o diálogo sobre assuntos relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Espero que consigamos dar sequência à batalha pela saúde física e mental”, explica.

A participante da live de prevenção às drogas pelo esporte, Mariane Borboleta, atleta de tênis e ex-bolsista do programa Bolsa Atleta, reforçou a importância e influência do esporte nas ações contra as drogas. “Precisamos de incentivo e apoio, tanto de familiares como do poder público. Quanto mais pessoas compartilharem as experiências de vidas com o esporte, mais alcançaremos crianças que têm o mesmo sonho, e poderemos afastá-las de álcool e drogas”, afirma.

Mário Carvalho, que atua com projetos em comunidades terapêuticas para acolhimento e tratamento de dependentes químicos, ressalta que a programação foi bastante apreciada pelos acolhidos das instituições. “Pra mim, essa foi uma das semanas mais enriquecedoras em termos de conteúdo e aprendizado. Retransmitimos para os acolhidos a live da expressão cultural, e isso mexeu com eles. Todos gostaram muito. Espero que esse trabalho tenha sequência, com mais campanhas com esse mesmo nível de aprendizado e conhecimento”, relata.

Oficinas

A Semana de Prevenção às Drogas também teve participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Foram realizadas mais de 120 oficinas em 28 unidades de internação e semiliberdade do sistema socioeducativo. Os acolhidos participaram de 33 palestras, em que foram desenvolvidas atividades de jogos e música.

Camiseta de Algodão

Camiseta de Algodão (Unissex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist